Prefeitura de Teresina participa do lançamento da 3ª edição da Frente Parlamentar em Defesa do BIM
3ª edição da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Modelagem da Informação da Construção (FPBIM), em Brasília, no Congresso Nacional.
A Prefeitura de Teresina, através do Núcleo BIM (Building Information Modeling), vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), participou na última semana, do lançamento da 3ª edição da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Modelagem da Informação da Construção (FPBIM), em Brasília, no Congresso Nacional.
O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa, e da Coordenadora do Nubim, Virgínia Emanuella. O encontro foi conduzido pelo presidente da Frente, Júlio Lopes. “A FPBIM é uma entidade associativa que defende interesses comuns, constituída por representantes de todas as correntes de opinião política da Câmara dos Deputados e tem como objetivo estimular a ampliação, pelo poder público, do uso de novas tecnologias de modelagem de informação”, explica o presidente da Frente.
BIM, significa Building Information Modelling (Modelagem de informação da construção), um método com uso de tecnologia, que consiste em reproduzir um “gêmeo digital” em 3D de uma obra que será executada para ter exatidão entre o que é projetado e o que será edificado. Um protótipo de catalogação de informações sobre o universo de projetos, uso e manutenção. Diante da obrigatoriedade federal da utilização dessa tecnologia, o mercado se volta à utilização BIM, consequentemente, fazendo com que a cidade ganhe também.
“Basicamente, os elementos principais são: a redução dos custos das obras, o menor tempo de projeto, quando esse é replicado, execução de obra dentro do prazo planejado e um maior controle na sua manutenção. Muita coisa que é difícil em obras públicas pode ser viabilizada com o BIM, por exemplo aumento na qualidade dos materiais, ambientes modernizados e a permanência em sua vida útil” explica a coordenadora do NUBIM, a servidora e arquiteta Virgínia Emanuella.
“Esse é um trabalho essencial para o desenvolvimento de novos projetos dos municípios e Teresina tem olhado de forma especial para esta tecnologia com o objetivo de avançar de forma assertiva em seus projetos. O Prefeito Dr Pessoa busca sempre essa assertividade no trabalho do município e o BIM, com certeza, traz essa qualidade e modernização necessária”, conclui João Henrique Sousa.
Os objetivos da Frente são promover ações para disseminar a importância do uso do BIM (sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção) e estimular o uso da ferramenta pelo poder público na construção de obras no país. O BIM possibilita a correção de erros quase automaticamente e com isso, as obras podem ficar até 20% mais baratas e levam 30% menos tempo para serem concluídas.
Fonte: PMT