Escolas da Rede Pública Estadual vencem o Concurso Cidadania na Escola
Com a sua realização, mais de 21 escolas das Gerências Regionais de Educação foram vencedoras da 1ª etapa do concurso.
Como uma das ações do Programa de Educação Fiscal do Piauí, desenvolvido pelo Grupo de Educação Fiscal do Piauí (Gefe-PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Concurso Cidadania na Escola busca desenvolver a consciência fiscal na comunidade escolar, quanto à importância dos tributos no cumprimento das obrigações sociais e da participação do cidadão nas políticas sociais do Estado. Com a sua realização, mais de 21 escolas das Gerências Regionais de Educação foram vencedoras da 1ª etapa do concurso. O resultado dos melhores projetos de escolas foi divulgado nessa segunda-feira (18).
Escola de referência em Educação, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, localizado na zona sudeste de Teresina, foi a escola da 21ª GRE vencedora do concurso. O desenvolvimento do projeto aconteceu no mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Trazendo o tema “A Cidadania na escola para uma sociedade com valores éticos em defesa das Mulheres”, o projeto envolveu toda a comunidade escolar com uma programação interdisciplinar para discutir a importância dos direitos da Mulher e o combate à violência e ao feminicídio.
Dentre os eventos realizados estiveram encenações teatrais, palestras motivacionais, bate-papo com a primeira delegada mulher do Piauí, Vilma Alves, e com a delegada Eugênia Villa, além de outras atividades.
A estudante da 2ª série do Ensino Médio da escola, Nicole Nogueira, comenta sua experiência com o concurso. "Esse projeto nos proporcionou uma semana de muito aprendizado e descobertas. Foi muito bom, especialmente, ouvir as palestras de mulheres que foram importantes para a história dos direitos das mulheres", disse a adolescente.
Para a coordenadora do projeto da escola, a professora Veruska Lauriana, as atividades chamaram a atenção sobre um importante tema para a sociedade. “Ficamos muito felizes por esse resultado. Esse projeto contou com o envolvimento de todos os alunos e da comunidade escolar em prol de um tema de grande relevância para a sociedade que precisa de cada vez mais destaque. Os direitos das mulheres necessitam cada vez mais serem reconhecidos e precisamos combater os atos de feminicídio”, afirmou a professora.
De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o concurso visa envolver toda a comunidade escolar, formada por alunos, professores, gestores, colaboradores e pais dos alunos das Escolas públicas estaduais. “Vamos incentivar a realização desse concurso em todas as escolas, pois está em sintonia com o que o governo vem pregando como um dos pilares a serem priorizados nas escolas de tempo integral, promover a cidadania dos alunos na comunidade escolar”, enfatiza o secretário da Educação.
A Comissão Julgadora, coordenada pelo GEFE e composta por representantes dos órgãos envolvidos, selecionou 21 projetos, sendo um de cada Gerência Regional de Educação (GRE), para socialização nas escolas. Na segunda fase, com classificação prevista para o dia 24, a comissão vai escolher os 10 melhores projetos das escolas que participarão do julgamento da culminância geral na cidade de Teresina, composta por representantes da Escola de Governo, Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz, secretários da Fazenda e Educação ou respectivo representante, superintendente da Receita Estadual, Delegado da Receita Federal e representante da Superintendência da Controladoria Geral do Estado.
Fonte: Seduc