SAF realiza curso de operação e manutenção de tratores agrícolas
A ação visa um melhor manejo com os equipamentos agrícolas que estão sendo entregues pela SAF.
A equipe da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), iniciou, nesta segunda-feira (16), um curso de operação e manutenção de tratores agrícolas, para agricultores e agricultoras familiares que receberão tratores e implementos agrícolas. A ação ocorre na Escola Família Agrícola do Soinho, zona rural de Teresina, e segue até a sexta-feira (20).
Os equipamentos serão entregues para dez municípios nos territórios da Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras, Entre Rios, Cocais, Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Vale do Rio Guaribas e Chapada do Vale do Itaim, que visam o desenvolvimento no campo, em um processo de mecanização do trabalho e manejo da terra, proporcionando que os agricultores e agricultoras familiares possam ter uma maior produção e renda.
O agricultor familiar Dionne Silva destaca que o curso irá ajudar no manuseio do equipamento, além de alavancar a produtividade e o rendimento para os trabalhadores do campo.
“Esse curso é muito importante porque não aprendemos só o manuseio, mas também a parte mecânica e de como desenvolver e aumentar a produção na nossa região. A entrega desses tratores é fundamental para nós, pois reduz o nosso trabalho manual, fazendo com que tenhamos uma maior rapidez na produção”, destacou.
A Senar é a instituição parceira que está ministrando o curso e o instrutor Paulo de Lucas aponta que a parceria com a SAF é fundamental para que os agricultores familiares possam ter um melhor manejo do equipamento. “Essa ação irá facilitar a vida do homem e da mulher do campo, onde entramos com a parte operacional e manutenção de máquinas, ensinando o passo a passo da metodologia do que deve ser que ser feito, facilitando conservar a vida útil dos equipamentos que vão agregar bastante no campo”, apontou.
Josineide Costa, diretora de Fortalecimento da Base Produtiva da SAF, destaca que a entrega desses tratores e implementos agrícolas é fundamental para o crescimento e mecanização da agricultura familiar no estado, proporcionando uma maior produção no campo.
“Esses equipamentos farão uma grande diferença na vida desses agricultores e agricultoras familiares, diminuindo o trabalho braçal, potencializando a capacidade de produzir mais alimentos, podendo cultivar em uma área de terra maior, além de aumentar a capacidade produtiva, gerando uma melhor renda, pois quanto mais produzir, mais vão poder comercializar”, informou.
Fonte: CCom