Estudantes da Rede Pública Estadual conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências
Com a primeira e segunda fase da olimpíada, os alunos alcançaram ao todo 42 medalhas, sendo 6 de ouro, 14 de prata e 22 de bronze, além de 39 menções honrosas
Trazendo sempre grandes resultados nas diversas olimpíadas nacionais do conhecimento, os estudantes da Rede Pública Estadual do Piauí conquistaram destaque para o estado na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Com a primeira e segunda fase da olimpíada, os alunos alcançaram ao todo 42 medalhas, sendo 6 de ouro, 14 de prata e 22 de bronze, além de 39 menções honrosas.
O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, mais uma vez se destaca entre as escolas estaduais pela quantidade de alunos medalhistas. Com 2 medalhas de ouro, 3 de prata, 10 de bronze e 11 menções honrosas na olimpíada, a escola acumula grandes conquistas a cada olimpíada do conhecimento.
O estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental, Francisco Vinícius Machado, se tornou medalhista da olimpíada pelo terceiro ano consecutivo e agora conta com 2 medalhas de ouro e 1 de bronze. “Eu estou muito feliz por mais esse resultado conquistado na ONC. Para essa olimpíada eu me esforcei muito para conseguir alcançar o meu objetivo. Agradeço à minha professora de biologia que sempre nos incentivou e nos apoiou muito e também à minha escola pelo apoio com materiais de estudo e toda a orientação necessária para a prova”, disse o adolescente.
A professora da disciplina de Biologia do centro educacional, Raimunda Vieira, conta que na escola os alunos sempre são motivados a participar e se preparar para as olimpíadas do conhecimento. “Ficamos sempre muito felizes sempre que os nossos alunos conquistam medalhas com essa. Para a participação na ONC, eu faço a inscrição de todos eles e para a preparação deles eu trabalho as questões de provas anteriores e marco momentos com eles para tirar todas as dúvidas existentes, além de dar orientações para eles fazerem a prova e responder as questões”, explica a professora.
A Olimpíada Nacional de Ciências é destinada aos estudantes do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e é composta por várias etapas, incluindo provas teóricas e experimentais, que são aplicadas em diferentes níveis de dificuldade, de acordo com a série dos participantes. Os estudantes que se destacam nas fases iniciais têm a oportunidade de representar o Brasil em competições internacionais de ciências.
A ONC é uma competição acadêmica que desempenha um papel importante na promoção da educação científica no país, incentivando o estudo das ciências e a formação de jovens cientistas. Ela também contribui para a divulgação científica e para a identificação de talentos que podem ser fundamentais para o avanço da ciência no futuro.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira destacou o protagonismo e capacidade dos estudantes de se destacarem. “Sempre acreditamos que os nossos estudantes podem ir muito longe, seja através de olimpíadas do conhecimento, competições esportivas, aprovações para o Ensino Superior, dentre outras. Estamos cada vez mais orgulhosos desses jovens, que têm nos provado a cada dia serem os grandes protagonistas do nosso estado”, declarou o secretário.
Fonte: Seduc