Saúde Infantil - 31/10/2023 - 12:13

Hospital Infantil Lucídio Portella promove 6ª edição do Novembrinho Azul

O Novembrinho Azul é uma iniciativa pioneira, iniciada em 2017 pelo urologista Djalma Ribeiro Costa



Sesapi 6ª edição do Novembrinho Azul

O Hospital Infantil Lucídio Portella realiza na próxima terça-feira (7) a sexta edição do Novembrinho Azul - projeto que objetiva prevenir e diagnosticar problemas de saúde, relacionados ao sexo masculino, em crianças adolescentes, por meio de atividades educativas e ambulatoriais.

A partir das 8h serão realizados atendimentos com médicos urologistas, nefrologistas, cirugiões pediátricos  e pediatras, além de vacinação para HPV, palestras educativas, atividades recreativas e acolhimento familiar por parte da uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

O Novembrinho Azul é uma iniciativa pioneira, iniciada em 2017 pelo urologista Djalma Ribeiro Costa, coordenador da campanha no HILP, cujo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em Lei 14.694, no dia 11 de outubro de 2023, com objetivo de promover ações direcionadas à proteção e à promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade.

A nova lei tem origem em projeto (PL 3.930/2021) de autoria do deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO). O texto foi aprovado pelo Senado em setembro, sob relatoria do senador Dr. Hiran (PP-RR), também médico. Entre as ações previstas no projeto e agora instituídas na Lei, estão a distribuição de material educativo sobre quadros de dor e aumento testicular e a promoção da vacina contra o papilomavírus humano (HPV).

Para o DR. Ribamar Bandeira, Diretor Geral do HILP, as atividades preventivas como o Novembrinho Azul devem ser uma prioridade na implementação de políticas públicas. “Problemas de saúde que dificilmente são percebidos no início podem ser detectadas por meio de atendimento precoce e triagem especializada”, afirma.

A campanha também está relacionada à melhoria de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o mês de novembro, a Lei determina que gestores do SUS sejam capacitados sobre a importância de tratamentos preventivos para garotos até 15 anos de idade, a fim de evitar condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta.


Fonte: Sesapi