Fiscalização do IMEPI identifica 21 balanças irregulares em Teresina e Luís Correia
A ação tem o objetivo de coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal.
Fiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) identificaram 21 balanças de pesagem em situação irregular, durante verificação em padarias e restaurantes de Teresina e Luís Correia.
A verificação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, realizado em parceria com os órgãos delegados em cada estado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
De acordo com a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, o Plano Nacional de Vigilância de Mercado prevê diversas operações especiais realizadas até o mês de dezembro. A ação tem o objetivo de coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal.
"Realizamos essa verificação em parceria com o INMETRO para orientar os comerciantes e retirar de circulação balanças que estavam lesando o consumidor na hora da compra. Durante o segundo semestre de 2024, vamos continuar vistoriando esses instrumentos de pesagem, além de vários outros itens através das operações especiais e fiscalizações de rotina", explica.
Ao todo, 45 estabelecimentos comerciais foram vistoriados. As principais não conformidades encontradas foram: marcas de selagens rompidas, erro nas pesagens contra o consumidor, ausência da informação do preço a pagar pelo kg, IPNA de modelo não aprovado pelo INMETRO, falta do informativo e da indicação do peso, entre outros.
Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do IMEPI(86) 99456-1921.
Fonte: IMEPI