Defesa Civil - 20/11/2024 - 14:27

Defesa Civil conclui formação do Programa Defesa Civil na Escola em Pedro II

Por meio do projeto, os alunos saberão ajudar outras pessoas, prevenindo determinados riscos



Foto: Ccom

A Secretaria da Defesa Civil (Sedec), por meio do Programa Defesa Civil na Escola, realizou, nessa terça-feira (19), a formatura das primeiras turmas do projeto no município de Pedro II, com a entrega dos coletes de agentes mirins e certificados.

A solenidade contou com a participação de alunos, professoras e diretoras das Escolas Municipais Professor Manuel Cunha e Domingos Alves de Oliveira, além da Prefeita de Pedro II, Betinha Brandão.

Representantes da câmara municipal de vereadores, defesa civil municipal e autoridades militares também estiveram presentes.

De acordo com a coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola, Valdite Leão, a formatura foi o primeiro passo para dialogar com mais escolas em 2025.

“Selecionamos cinco alunos de cada escola para a formação dos Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil (Napdex) quando, no evento, nós fizemos a entrega dos coletes e já começamos a dialogar sobre os próximos passos para 2025 com as atividades voltadas para implementar dentro das escolas por meio dos núcleos”, afirmou a gestora.

Para Laiane Maria, aluna do 7º ano da Escola Municipal Prof. Manuel Cunha, os professores desempenharam um papel fundamental para orientar os estudantes durante todo o projeto.

“É muito gratificante fazer parte desse projeto porque sempre quis ajudar e também queria saber sobre coisas assim, evitando queimadas e ajudando a salvar vidas. Estou muito grata por ter me informado e isso é muito gratificante”, ressalta a estudante certificada.Segundo a diretora da Escola Municipal Domingos Alves de Oliveira, Jozélia Soares, por meio do programa os alunos saberão ajudar outras pessoas, prevenindo determinados riscos.

“O projeto acrescentou o conhecimento a respeito dos riscos, da prevenção desses, do que os nossos alunos podem fazer pra evitar riscos, porque tem uns que eles vão correr independente de saberem ou não como lidar com eles. Sabendo como lidar diante de determinadas situações, eles já vão poder, tanto a questão de ajudar a si próprio, como os outros a estarem prevenindo determinados riscos”, acrescenta a diretora.


Fonte: Ccom