Rafael Fonteles defende união do Estado, União e municípios para desenvolver o Piauí
O governador destacou ainda que Estados e municípios são os entes que, de fato, fazem chegar as políticas públicas à população
O governador Rafael Fonteles disse, nesta quinta-feira (21), que o alinhamento de políticas públicas da União, Estado e municípios do Piauí vai agilizar o desenvolvimento do estado, pois permitirá a melhoria de indicadores de forma mais rápida. “A celebração de parcerias vai dar resultado efeito, concreto, lá na ponta, melhorando a vida das pessoas”, afirmou o gestor.
Rafael deu entrevista à imprensa pouco antes de iniciar o Pactos pelo Piauí, evento que visa estreitar as parcerias entre o Governo do Estado, o governo federal e os municípios do Piauí, além de promover o debate sobre políticas públicas em diversas áreas. O evento, realizado no Centro de Convenções de Teresina (CCT), é uma iniciativa do Governo do Estado e da Associação Piauiense de Municípios (APPM), com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O chefe do Executivo estadual destacou também que essa integração entre os entes federativos é apoiada pelo presidente Lula. “Lula tem essa mesma visão de cooperação federativa e, como eu sempre digo, cada vez mais a União tem que entregar recursos aos estados e municípios, que são os que estão com a política pública sendo executada efetivamente”, comentou o gestor.
Rafael frisou ainda que os prefeitos precisam conhecer os planos e ações do Estado e União para que possam trabalhar juntos. “Eles precisam conhecer o que de fato o Governo do Estado e o federal podem oferecer, para alinhar com seus respectivos planos de movimento”, comentou Fonteles.
Na avaliação do governador, a realização do Pactos pelo Piauí antes do início dos novos mandatos dos prefeitos eleitos e reeleitos vai facilitar a integração com as políticas públicas entre municípios, Estado do Piauí e União. “Estamos aproveitando exatamente o momento entre a eleição e a posse dos prefeitos para que já possamos sinalizar as cooperações em várias áreas, assim que os prefeitos tomarem posse. Isso vai mais velocidade e mais planejamento para as ações dos municípios”, concluiu o gestor.
Fonte: Ccom