Seplan participa de evento em Brasília sobre a inserção da mulher no orçamento público
O encontro discutiu a importância de inserir a perspectiva de gênero nos orçamentos públicos para garantir maior equidade nas políticas públicas
Na última terça-feira (3), a Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Planejamento e Orçamento Estadual (Supoe), esteve presente em Brasília no evento promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com a ONU Mulheres, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O encontro, que teve como foco a transversalidade de gênero, discutiu a importância de inserir a perspectiva de gênero nos orçamentos públicos para garantir maior equidade nas políticas públicas.
Representando a Seplan, estiveram presentes a superintendente Adrianne Arruda e a assessora técnica Lara Maranhão. O encontro também marcou o lançamento de dois guias fundamentais para a implementação de políticas públicas mais inclusivas: “Guia da Transversalidade nas Políticas Públicas, no Plano e no Orçamento” e “Guia da Transversalidade de Gênero nas Políticas Públicas, no Plano e no Orçamento”. Esses materiais têm como objetivo fornecer diretrizes claras para garantir que as questões de gênero sejam integradas em todas as esferas da gestão pública, promovendo a igualdade entre homens e mulheres.
As discussões no evento enfatizaram a necessidade de avançar em práticas e ferramentas estratégicas que garantam a ampliação da equidade de gênero na distribuição de recursos, tema fundamental para assegurar a qualidade fiscal, o desenvolvimento do país e o cumprimento dos compromissos relacionados à agenda de igualdade de gênero.
Fonte: seplan