Detran Piauí integra ranking nacional de transparência de dados sobre segurança viária
O Piauí está entre os 15 estados que mantêm o sistema atualizado regularmente
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) agora faz parte do ranking de assiduidade na atualização do Registro Nacional de Estatística e Sinistros de Trânsito (Renaest). A informação foi divulgada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), dia 19 de fevereiro.
O Renaest é uma ferramenta essencial para o aprimoramento das políticas públicas externas para a segurança viária no Brasil. Integrado a outros sistemas de registro de trânsito, como o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados) e o Renainf (Registro Nacional de Infrações), o banco de dados permite a construção de um panorama detalhado sobre sinistros e estatísticas de trânsito no país.
A diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, destaca que o Piauí está entre os 15 estados que mantêm o sistema atualizado regularmente, garantindo informações fundamentais para o planejamento de ações estratégicas. Segundo ela, essa posição reforça o compromisso do órgão e do governo do Estado na gestão de trânsito e na redução de sinistros.
“Esse posicionamento reforça o compromisso do Detran e do governo do Estado na gestão de trânsito para redução de sinistros, sobretudo com a validação das atividades do Pacto pela Redução de Acidentes, lançado em 2023 por iniciativa do governador Rafael Fonteles. O Detran avança e a população é diretamente beneficiada com as ações realizadas”, afirma a gestora.
Fonte: Detran