Conferência Estadual da Pessoa Idosa é tema de Oficina na Sasc
O evento será realizado no mês de agosto, em Teresina
Os eixos temáticos da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa foram o assunto principal de uma oficina realizada, nessa terça-feira (6), na Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). O encontro foi promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi).
A oficina foi coordenada pela assistente social e conselheira do Cedipi, Karla Vianna, que destacou a importância de se compreender o envelhecimento como um processo social e político. Segundo ela, 15,8% da população brasileira, ou 32.113.490 de pessoas com mais de 60 anos, representam o cenário das múltiplas velhices, incluindo mulheres e homens de diversas etinias (amarela, branca, indígena, negra) identidades LGBTQIAPN+, quilombolas, além de pessoas em situação de rua e de privação de liberdade, entre outas especificidades.
“O Brasil não se preparou para o envelhecimento da sua população. Cerca de 90% do que foi deliberado nas Conferências anteriores, não foi colocado em prática”, alertou Maria Auxiliadora, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, de Teresina.
A conselheira representante da Secretaria de Estado da Saúde, Anailza de Macêdo Sousa, ressaltou que merece uma investigação o fato do suicídio ser a terceira maior causa de morte entre as pessoas idosas do Piauí. Destacando que todas essas pautas serão levadas para as conferências municipais, estadual e nacional.
Para a vice-presidente do Cedipi, Edilene França, a oficina dos eixos temáticos da 6ª Conferência da Pessoa Idosa foi uma experiência enriquecedora. “O encontro proporcionou um espaço de diálogo profundo sobre os desafios e as urgências no cuidado e na garantia de direitos das pessoas idosas, especialmente diante da diversidade cultural que compõe nosso país,” finalizou Edilene França.
6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
“Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, é o tema da Conferência Estadual que vai ocorrer no mês de agosto, em Teresina. O evento reunirá representantes da sociedade civil, organizações governamentais, gestores e especialistas para debater e propor ações que garantam a promoção e a proteção dos direitos da pessoa idosa.
Fonte: Ccom