Sebrae - 05/07/2025 - 08:28

Sebrae comemora 53 anos de história de apoio aos pequenos negócios

Instituição contabiliza 25 milhões de atendimentos aos empreendedores no primeiro semestre do ano, com 87,9 pontos de NPS, considerado alto nível de satisfação e lealdade do cliente



Foto: Sebrae

Ao completar 53 anos neste sábado (5), o Sebrae celebra uma trajetória que caminha lado a lado com o crescimento e fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil. Somente entre janeiro e maio de 2025, foram abertos 2,21 milhões de novos pequenos negócios – entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O resultado é 24,9% superior ao verificado no mesmo período do ano passado e representa mais de 97% de todas as empresas iniciadas no país. Os dados são da Receita Federal do Brasil (RFB).

Mais do que comemorar o aniversário do Sebrae, estamos celebrando o fortalecimento do empreendedorismo no país. Estamos falando de empreendedores e empreendedoras que nunca desistem, que sabem se virar, são resilientes e criativos. A missão do Sebrae é nobre, pois apoia e fomenta a geração de empregos, renda e a inclusão.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) analisados pelo Sebrae, quando o assunto é geração de empregos formais, há também muito o que celebrar. De janeiro a maio deste ano, as micro e pequenas empresas (MPEs) contrataram 635.771 pessoas em todo o território nacional. O número representa 60,5% do total de novas contratações.

O Sebrae se coloca como parceiro estratégico dos empreendedores que precisam se adaptar às exigências da transformação digital. Por isso, também festeja o nível histórico alcançado pelos pequenos negócios em 2025: 76% dos empreendedores contam com computadores e quase a totalidade dos empreendedores (98%) costuma utilizar a internet.

Apoio aos pequenos

Nos últimos anos, o Sebrae registrou um aumento significativo de alcance de números de atendimentos. Ano passado, a instituição chegou a 60 milhões de atendimentos. Já no primeiro semestre de 2025, são 25 milhões de pequenos negócios apoiados, refletindo o fortalecimento da instituição como aliada essencial de quem deseja empreender ou já está à frente de um negócio.

No que se refere à qualidade do atendimento no semestre, o Sebrae alcançou 87,9 pontos do Net Promoter Score (NPS) – índice que mede a satisfação e lealdade dos clientes. O resultado é considerado nível de excelência.

Com a missão de fortalecer o empreendedorismo que transforma vidas, de forma justa e inclusiva, o Sebrae também tem atuado para que pessoas catadoras tenham oportunidade de gerar renda e emprego com dignidade. O Projeto Pró-Catadores – que integra o esforço coletivo liderado pelo governo federal – já acontece com apoio do Sebrae em 17 estados brasileiros, nas cinco regiões, e tem como meta atender a 6.770 catadores e 335 cooperativas.

Reconhecimento

Neste ano, a Marca Sebrae se tornou uma das mais valiosas do Brasil, com valor de R$ 33,9 bilhões. Para definir a importância da marca nos resultados das empresas, especialmente com relação a faturamento e lucro, o levantamento realizado pelo Instituto Ipsos ouviu 6 mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) de todo o país entre janeiro e fevereiro de 2025.

Promovida desde 2009, a pesquisa envolve quatro etapas estruturadas: diagnóstico inicial, pesquisa com clientes, análise financeira e relatório final. Os entrevistados foram questionados sobre uma variedade de itens que compõem o dia a dia do relacionamento do seu negócio com o Sebrae.

“O reconhecimento é de todo o Sistema Sebrae de norte a sul do país. Vamos comemorar, mas também vamos reafirmar nosso compromisso porque queremos fazer muito mais pelos empreendedores”, acrescenta Lima.


Fonte: Sebrae