Minha Casa, Minha Vida - 09/07/2025 - 14:20

Semplan analisa propostas para o Minha Casa, Minha Vida com expectativa de 2 mil novas unidades

Por serem do Minha Casa, Minha Vida, contam com isenção de tributos e taxas municipais, o que garante mais agilidade no trâmite burocrático e viabiliza o acesso mais rápido à moradia digna



Foto: PMT

A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), reuniu a Comissão Especial de Habitação de Interesse Social (Cehis) para analisar propostas de empreendimentos destinados ao programa Minha Casa, Minha Vida. A expectativa é a construção de 2 mil novas unidades habitacionais em Teresina.

Marco Antônio Ayres, secretário da Semplan, destaca que as propostas apresentadas pelas construtoras, que deram entrada nos processos de licenciamento, fazem parte da retomada acelerada do programa federal, na gestão do prefeito Silvio Mendes, e priorizam famílias de baixa renda. “Estamos em construção de 1.008 unidades habitacionais, do tipo apartamento, e para o próximo ano temos a expectativa de mais 2 mil moradias”, reitera Ayres.

O licenciamento desses empreendimentos tem caráter diferenciado. Por serem do Minha Casa, Minha Vida, contam com isenção de tributos e taxas municipais, o que garante mais agilidade no trâmite burocrático e viabiliza o acesso mais rápido à moradia digna.

“Toda obra precisa ser licenciada, mas os empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida têm prioridade. É um licenciamento diferenciado, justamente para acelerar o processo de aquisição da moradia para quem mais precisa”, destacou Maryanne Evangelista, presidente da Cehis.

A comissão, que antes era vinculada a uma secretaria extinta, agora está sob a responsabilidade da Semplan. A reunião contou com a presença de representantes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), reforçando o caráter técnico e intersetorial da análise.


Fonte: PMT