Sesapi apresenta Piauí Saúde Digital a gestores municipais durante Congresso
Validado pelo Ministério da Saúde, o Piauí Saúde Digital já promoveu aumento na oferta de médicos para a atenção básica, consolidando-se como referência nacional em inovação e eficiência no atendimento público de saúde
O programa Piauí Saúde Digital foi apresentado nesta quarta-feira (20) a gestores municipais durante o Congresso das Cidades do Piauí como a maior inovação já implementada na área da saúde pública estadual. Pioneiro no Brasil e único voltado simultaneamente para a atenção básica e atenção especializada, o programa garante atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, com médicos clínicos gerais, em todos os 224 municípios piauienses, por exemplo.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o programa representa uma verdadeira revolução, integrando consultas, exames e diagnósticos de forma digital, com mais eficiência e celeridade para os usuários. Atualmente, já estão integradas 1.169 unidades básicas de saúde, 154 escolas de tempo integral, 54 estabelecimentos de saúde e 4 unidades penitenciárias, além de 7 salas de atendimento em Teresina. Ao todo, o Piauí Saúde Digital já ultrapassa 833 mil atendimentos realizados.

Entre os benefícios, estão as consultas com clínicos gerais pelo celular, além do acesso a 10 especialidades médicas e 02 especialidades multiprofissionais (psicologia e nutrição), a realização de consultas e exames especializados nas UBS, centrais de diagnóstico em municípios polos (16 até final de 2025), além da redução de filas e de deslocamentos, sobretudo para a população da zona rural. O estado também registra o menor tempo médio de espera do Brasil para consultas com especialistas, com redução de 100% no tempo de espera em relação ao modelo tradicional.
O acesso pode ser feito diretamente na unidade básica de saúde ou por meio do aplicativo disponível para celular e computador. Durante a apresentação, os gestores receberam orientações sobre como baixar e utilizar a plataforma.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destacou a importância do projeto. “Esse programa é um pilar da Secretaria de Saúde. O Piauí Saúde Digital descentraliza os atendimentos, otimiza os gastos públicos e utiliza a tecnologia a favor da saúde da população”, afirmou.
Validado pelo Ministério da Saúde, o Piauí Saúde Digital já promoveu aumento na oferta de médicos para a atenção básica, consolidando-se como referência nacional em inovação e eficiência no atendimento público de saúde.

Fonte: Sesapi