CapacitIA - 04/09/2025 - 10:56

Governo do Piauí expande formação do CapacitIA para órgãos externos

Novo modelo do programa leva capacitação em inteligência artificial para servidores de outras instituições públicas, começando pelo Ministério Público



Foto: Ccom

O Governo do Estado do Piauí, por meio das Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) e da Administração (Sead), está ampliando o alcance da formação em Inteligência Artificial (IA) com a etapa externa do CapacitIA. O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) é o primeiro órgão a receber essa iniciativa. Nesta semana, está sendo realizada a segunda turma, das quatro disponibilizadas para o órgão, com aulas no turno da manhã.

O CapacitIA Externo é fruto de uma parceria institucional firmada, por meio de ofício e termo de cooperação, entre os órgãos interessados e o Governo do Estado. A Secretaria da Administração, por intermédio da Escola de Governo, é responsável pela organização dos módulos, inscrições e emissão dos certificados, enquanto a SIA entra com a estrutura pedagógica, professores e conteúdo técnico.

Com carga horária de 20 horas, distribuídas ao longo de uma semana, o curso é dividido em cinco módulos que abordam desde os fundamentos da inteligência artificial até a criação de agentes automatizados, análise de documentos complexos e produção de conteúdo com IA.

Foto: Francisco Leal

O gerente de programas estratégicos da SIA, Alexandre Barros, destaca o impacto da formação. “Estamos no terceiro módulo da segunda turma do CapacitIA Externo para o Ministério Público do Piauí. O curso visa capacitar servidores de órgãos externos para o uso da inteligência artificial, otimizando rotinas de trabalho e o atendimento ao cidadão. Ensinamos desde a criação de agentes para automatizar tarefas até a análise de documentos complexos e produção de conteúdo”, explica.

Foto: Francisco Leal

A formação tem sido especialmente relevante para áreas técnicas e administrativas do MP-PI. O coordenador de licitações e contratos, Afrânio Oliveira, ressalta os ganhos práticos. “É uma área muito sensível, lidamos com muitos documentos diferentes. Com esse treinamento, estamos aprendendo a usar ferramentas de IA para analisar dados e documentos em tempo recorde, com mais precisão, isso vai permitir processos de contratação mais céleres, o que é essencial, já que hoje são lentos. A IA traz um padrão de análise que agiliza todo o processo”, comenta.

Foto: Francisco Leal

A assessora de projetos Nayrah Machado, da Assessoria de Planejamento e Gestão do MP-PI, que anteriormente já utilizava IA, relata os ganhos com a capacitação. “Participo porque trabalho com elaboração de projetos sociais e institucionais e está sendo muito útil, nos ajuda a melhorar a produtividade e atender uma demanda maior. Já utilizava algumas IAs, mas o CapacitIA trouxe outras que eu não conhecia. Aprendi, por exemplo, que cada agente deve executar uma tarefa específica, o que torna o trabalho mais eficiente. Estou gostando muito”, diz.

O CapacitIA é uma ação do Governo do Piauí voltado para a formação de servidores públicos no uso de inteligência artificial (IA) e ferramentas tecnológicas. Ao todo foram beneficiados cerca de 800 servidores em 44 órgãos estaduais, o programa de capacitação também já realizou nove masterclasses para gestores, 18 cursos com carga horária de 20 horas e três workshops voltados à aplicação prática de IA. A expectativa é que até dezembro mais órgãos passem a integrar essa rede de formação.

Foto: Francisco Leal

Fonte: Ccom