Bairro Mocambinho recebe a primeira caminhada do Projeto 60+ nesta sexta (3)
Em celebração ao mês da pessoa idosa, a ação destaca a importância da atividade física para a terceira idade
O Núcleo Mocambinho do Projeto 60+ realiza, nesta sexta-feira (3), a partir das 7h, a primeira caminhada no Parque Lagoas do Norte, em Teresina, como parte das atividades do mês dedicado à pessoa idosa. O percurso da caminhada terá aproximadamente 3 quilômetros e integra o programa que promove a saúde, o bem-estar e a socialização de pessoas com 60 anos ou mais, fortalecendo a autonomia e a qualidade de vida da população da terceira idade.
A caminhada pretende incentivar a prática regular de exercícios físicos, beneficiando tanto a saúde física quanto a mental dos participantes. “A data foi escolhida em alusão ao mês dos idosos, e a atividade é a caminhada porque ela traz melhoria para a saúde, fortalece e promove bem-estar mental e físico. Ela consegue aumentar a longevidade, melhorar a função cognitiva e favorecer a socialização”, explica a coordenadora do Núcleo Mocambinho, Elisiane Lustosa.
O evento é também uma oportunidade para a troca de experiências e fortalecimento dos vínculos sociais entre os idosos atendidos pelo projeto, que desde 2023 está ativo no Mocambinho e atende atualmente 98 pessoas.
Pedro Pereira, de 75 anos, é um dos participantes da caminhada. Ele reforça o compromisso do projeto com a promoção de um envelhecimento ativo. “Eu quero agradecer pelo projeto, hoje tenho uma vida muito mais saudável, eu e minha esposa participamos do programa e antes eu não fazia os exercícios completos, mas agora consigo, estou evoluindo”, afirma o idoso.
O Projeto 60+, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), atua em nove bairros de Teresina, oferecendo acompanhamento multidisciplinar que inclui atividades físicas, suporte médico e psicológico, com foco na prevenção de doenças comuns na terceira idade.
A caminhada do Núcleo Mocambinho reafirma a importância da prática de atividades físicas para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e para a promoção de espaços de convivência e inclusão social. Para participar, idosos com mais de 60 anos devem procurar o núcleo e realizar cadastro gratuito. No Mocambinho, o atendimento ocorre na Quadra 48, casa 21, setor A–Mocambinho I
Fonte: Ccom