Semarh realiza 2ª Reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza
O evento acontecerá no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), às 9h nesta quinta-feira (23)
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), irá promover a 2ª Reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza (FEMCP), nesta quinta-feira (23). O evento acontecerá no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), às 9h. A atividade é parte das ações de enfrentamento às mudanças climáticas e eventos extremos, previstas no eixo Piauí no Clima, do programa de compromissos coordenado pela Semarh, o ECO Piauí. A primeira reunião de ativação do Fórum aconteceu em junho deste ano, abrindo a agenda do Fórum, e contou com apresentação e discussão de temáticas referentes a controle e adaptação às Mudanças Climáticas, objetivos e estratégias para elaboração do Plano Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, de modo a contemplar os compromissos do eixo Piauí no Clima.
Essa iniciativa serve como um instrumento da Política Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza (PEMCP), estabelecida pela Lei Estadual nº 6.140 de 06 de dezembro de 2011.
Durante o evento será realizada uma apresentação pelo Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, com o tema “Ações Estratégicas da Semarh voltadas para o Controle das Mudanças Climáticas”. Será ministrada ainda a palestra “Mudanças Climáticas e Combate a Pobreza: da visão técnica ao olhar ético", pelo Prof. Werton Costa. Serão ainda definidas a composição da plenária e das câmaras técnicas que irão compor o FEMCP.
Por meio do Fórum, a Semarh busca garantir o engajamento de atores estratégicos, além de obter diagnósticos das vulnerabilidades e suscetibilidades aos impactos climáticos e aprimorar suas estratégias. A pasta tem ainda o objetivo de realizar um planejamento consistente e de longo prazo, com eficácia para combater os efeitos das mudanças climáticas, na construção do desenvolvimento sustentável e no enfrentamento das desigualdades sociais. Para isso, serão definidas medidas de adaptação e mitigação necessárias e adequadas à realidade do Estado.
Confira a programação do evento:
08:30 às 8:45h
Abertura - Composição da mesa e fala de autoridades.
08:50 às 09:20h
Apresentação do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira – “Ações Estratégicas da Semarh voltadas para o Controle das Mudanças Climáticas”.
9:30 às 10:10h
Palestra do Prof. Werton Costa – “Mudanças Climáticas e Combate a Pobreza: da visão técnica ao olhar ético”.
10:15 às 10:30
Coffee Break.
10:30 às 11:00h
Composição da Plenária do Fórum e das Câmaras Técnicas.
11:00 às 11:30h
Aprovação das minutas de: Portaria de instituição das câmaras técnicas e do Regimento Interno.
Fonte: Semarh