SEMARH, PNUD e SEDUC selecionam jovens para atuarem em programa de educação ambiental
Programa visa a inclusão jovem em projetos socioambientais, promovendo preservação ambiental e desenvolvimento de competências e faz parte do projeto “Desenvolvimento Sustentável de Áreas de Desertificação no Sul do Piauí”
Foi lançado o edital para jovens residentes da Chapada das Mangabeiras participarem de projetos socioambientais em escolas públicas. As incrições vão até 17 de março. O programa visa a inclusão jovem em projetos socioambientais, promovendo preservação ambiental e desenvolvimento de competências e faz parte do projeto “Desenvolvimento Sustentável de Áreas de Desertificação no Sul do Piauí”.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a United Nations Development Programme (PNUD), da Organização das Nações Unidas, lança edital para a seleção de jovens residentes dos municípios da Chapada das Mangabeiras, no Sul do estado, para participarem de programa de educação ambiental e atuarem em projetos socioambientais em escolas públicas. O prazo para inscrição é até 17 de março.
Serão selecionados 25 jovens, de 15 a 19 anos, residentes nos municípios de São Gonçalo do Gurgueia, Gilbués, Riacho Frio, Corrente e Barreiras do Piauí. Os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública e não ter qualquer vínculo empregatício.
Será concedido a cada jovem participante auxílio financeiro mensal de R$ 200 durante dez meses para cumprimento de dez horas semanais de estudos e elaboração de projetos.
O objetivo do programa é promover a inclusão de jovens por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais em seus territórios. A iniciativa contribui para a preservação ambiental, estimula o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências.
O programa está sendo executado no âmbito do projeto “Desenvolvimento Sustentável de Áreas de Desertificação no Sul do Piauí”, uma parceria entre o governo piauiense e o PNUD.
Os jovens selecionados participarão de oficinas sobre meio ambiente, Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de capacitações temáticas sobre queimadas, recuperação de áreas degradadas, recursos hídricos e resíduos sólidos.
Após a capacitação, terá início a fase de execução de projetos, durante a qual os participantes mobilizarão parceiros, realizarão eventos educativos e executarão projetos de educação ambiental junto aos alunos de escolas públicas no município, entre outras atividades.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
O edital pode ser acessado clicando aqui.
Fonte: Semarh