Semarh realiza soltura de 40 animais em área cadastrada na região de Valença
Os animais passaram pelo processo de avaliação, marcação, exames médico veterinários, testes de aptidão comportamental, sendo suas condições clínicas e biológicas laudadas, possibilitando sua reintrodução ao meio natural
No âmbito do Programa "Vida Livre", a equipe de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou durante essa semana, a soltura de 40 (quarenta) animais reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Semarh), em área de ocorrência na microrregião de Valença.
Veterinários e a auditora fiscal da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), Danielle Melo, planejaram a soltura dos animais dentre eles veado catingueiro, tatus, jabutis, e diversas aves, efetuando a liberação na natureza.
A ação do Programa "Vida Livre", objetiva disciplinar a soltura de animais silvestres de forma planejada, em áreas de soltura cadastradas. Os animais passaram pelo processo de avaliação, marcação, exames médico veterinários, testes de aptidão comportamental, sendo suas condições clínicas e biológicas laudadas, possibilitando sua reintrodução ao meio natural. Soltura na região de Valença
Neste ano e, a Semarh já totalizou a soltura de mais de 100 animais, que passaram pelo Cetas e puderam reiniciar sua vida na natureza, em liberdade, alcançando importante marco na gestão estadual da fauna.
A atividade, coordenada pela Semarh, visa executar a Política Estadual de Proteção à Fauna Silvestre e Animais Domésticos no Piauí, compromisso de gestão do Governo do Piauí.
Fonte: Semarh