Semarh participa de encontro de brigadistas organizado pelo ICMBio e Ibama
Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semarh) participou do evento por meio da Diretoria de Fiscalização Ambiental e Coordenação de Combate aos Incêndios Florestais
O coordenador de Prevenção aos Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo, alerta que o uso inadequado do fogo é umas das principais causas de incêndios florestais.
O I Encontro de Brigadistas Florestais da APA da Ibiapaba e Manejo Integrado do Fogo (MIF) foi realizado, nesta quinta-feira (8), no município de Piracuruca, no norte do estado. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semarh) participou do evento por meio da Diretoria de Fiscalização Ambiental e Coordenação de Combate aos Incêndios Florestais.
O encontro foi ministrado pelo ICMBio em parceria com o Prevfogo, Ibama e secretarias Estaduais e Municipais do Meio Ambiente que atuam na gestão das Unidades de Conservação-UC's, Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e do Ceará.
A prevenção e combate aos incêndios florestais tem como foco a política nacional de Manejo Integrado do Fogo (MIF), Lei 14.944, sancionada em 31 de julho.
O coordenador de Prevenção aos Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo, alerta que o uso inadequado do fogo é uma das principais causas de incêndios florestais. "A Semarh e o Corpo de Bombeiros vêm atuando fortemente no monitoramento, prevenção e combate aos sinistros relacionados ao fogo em vegetação nos municípios", enfatiza Araújo.
Segundo ele, a gestão do fogo deve focar na prevenção e combate aos incêndios, bem como analisar o cenário local, considerando vegetação, animais, solo, clima, relevo e as pessoas que vivem nas comunidades. "Precisamos considerar as características socioambientais e o histórico do fogo na região", pondera Shandallyê Araújo.
Fonte: Semarh