Qualidade da água do rio Poti: Semarh realiza monitoramento contínuo em Teresina
O objetivo é garantir que o Poti possa ser utilizado de forma segura e sustentável, tanto para atividades de lazer quanto para a preservação do meio ambiente
O objetivo é garantir que o rio Poti possa ser utilizado de forma segura e sustentável. O trabalho, realizado mensalmente, coleta e analisa amostras de água em pontos específicos do rio.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), em parceria com a Águas de Teresina, está monitorando regularmente a qualidade da água do rio Poti, em um trecho que vai desde o Parque Floresta Fóssil até a Poticabana, passando pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) da Semarh.
Esse trabalho, realizado mensalmente, coleta e analisa amostras de água em pontos específicos do rio. O objetivo é garantir que o Poti possa ser utilizado de forma segura e sustentável, tanto para atividades de lazer quanto para a preservação do meio ambiente.
As análises da água são feitas seguindo as normas técnicas estabelecidas pela legislação brasileira (CONAMA 357/2005 e CONAMA 274/2000), que definem os padrões de qualidade da água e os critérios para determinar se um rio é próprio para o banho.
“Este estudo permitirá avaliar a qualidade atual da água do rio Poti e identificar possíveis problemas, subsidiando a tomada de decisões da Semarh e contribuindo para a saúde pública e a conservação ambiental”, destaca o coordenador do programa QUALIÁGUA ligada à diretoria de recursos hídricos da Semarh, Giovani Fonseca.
Fonte: Semarh