Focos de Incendios - 28/09/2024 - 13:23

Piauí reduz em mais de 50% focos de incêndios em 2024 comparado com 2023

Atualmente, o Estado do Piauí conta com 67 brigadas e 860 brigadistas aptos a atuar no enfrentamento aos incêndios



Foto: Semarh

As ações do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na prevenção e combate aos incêndios no estado têm refletido em uma diminuição histórica. Fechando a última semana de setembro, os dados monitorados diariamente pela Semarh apontam uma queda de 55%, em comparação ao mesmo período de 2023.

Nesta sexta-feira (27), a Semarh fez uma nova entrega de novos kits de equipamentos de proteção individual (EPI's) e material de combate a incêndio florestal para mais 11 municípios. Atualmente, o Estado do Piauí conta com 67 brigadas e 860 brigadistas aptos a atuar no enfrentamento aos incêndios.

Entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, o Governo do Estado já formou 47 brigadas e existem 56 municípios solicitando a implantação.

Segundo o secretário da Semarh, Daniel Oliveira, esta e outras ações do Governo do Estado permitiram que as áreas queimadas e afetadas por incêndios em 2024 fossem reduzidas em mais de 50% se comparado ao ano de 2023. "As brigadas de 11 municípios piauienses foram beneficiadas hoje com esta ação, que mostra a preocupação e o cuidado do Governador Rafael Fonteles com o meio ambiente e com o enfrentamento às mudanças climáticas e aos incêndios florestais", destacou Oliveira.

As brigadas das cidades de Acauã, Brejo do Piauí, Barreiras do Piauí, Coronel José Dias, Coivaras, Gilbués, Santa Filomena, Jurema do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Itainópolis e Uruçuí receberam os kits. A ação será contínua, a Semarh seguirá ao longo de todo o ano, com o compromisso de certificar, formar e principalmente equipar as brigadas para o combate.

“Esta agenda é extremamente importante e necessária para reforçar a segurança dos piauienses neste período e para conseguirmos aumentar a prevenção e a ocorrência destes incêndios”, completou o gestor

Além da entrega dos kits, a Semarh também realizou a entrega dos distintivos e carteiras funcionais aos auditores fiscais ambientais do estado. Estes profissionais executam ações de inspeções ambientais, monitoramento, licenciamento e fiscalização de atividades utilizadoras de recursos ambientais em todo o Piauí, sendo expresso por meio do poder de polícia administrativa ambiental.

A entrega realizada pelo secretário Daniel Oliveira representa o reconhecimento pela própria importância do cargo que os profissionais exercem. "Essa é mais uma ação exitosa do Governo do Estado na agenda ambiental. Vamos juntos preservar o meio ambiente e cuidar da natureza", finalizou o secretário.


Fonte: Semarh