Semarh realiza monitoramento de áreas de soltura de animais silvestres em Pimenteiras
Foram feitas também incursões nas áreas protegidas, para atestar o atual estado de conservação das áreas de soltura
Equipe de auditores fiscais e biólogos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizaram na sexta-feira (04), monitoramento de Área de Soltura de Animais Silvestres, na região de Pimenteiras, sensibilizando moradores do entorno quanto a necessidade de proteção dos animais silvestres e sua importância para o equilíbrio ecológico.
A ação teve suporte da Polícia Militar Ambiental, que realizaram importante atividade de conscientização quanto aos ilícitos cometidos contra a natureza.
A Gerente de Conservação da Fauna e Auditora Fiscal Ambiental da Semarh, Danielle Melo, enfatizou nas abordagens sobre as implicações legais quanto à caça, perseguição, apanha, maus-tratos e comércio ilegal de animais silvestres e que a presença dos agentes impõe a vigilância permanente do estado sobre as áreas de soltura.
A equipe ainda informou aos abordados sobre os riscos de contaminação humana pelo manejo de animais silvestres. Foram feitas também incursões nas áreas protegidas, para atestar o atual estado de conservação das áreas de soltura.
A ação de monitoramento é exigência normativa do “Programa Vida Livre”, que integra parte dos compromissos atuais de gestão da Semarh no tocante à execução da Política Estadual de Proteção a Fauna Silvestre e Animais Domésticos do Estado do Piauí.
Fonte: Semarh