Piauí avança na qualificação para os setores de mineração e energias renováveis
A criação de novos cursos técnicos e de nível superior tem o objetivo de preparar a mão de obra local para atender às crescentes demandas do mercado
O Piauí está diante de uma grande oportunidade para se tornar um polo de desenvolvimento nos setores de mineração e energias renováveis. Para isso, a educação e a formação de profissionais qualificados são essenciais. Em uma reunião realizada no Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Superintendência de Mineração e Energias Renováveis (Sumer) da Seplan discutiu a implementação de novos cursos técnicos e superiores voltados para essas áreas estratégicas.
A criação de novos cursos técnicos e de nível superior tem o objetivo de preparar a mão de obra local para atender às crescentes demandas do mercado, garantindo que os piauienses possam ocupar posições de destaque nos setores. A iniciativa envolve parcerias com instituições como a Uespi e IFPI que vão trabalhar para alinhar a formação oferecida às necessidades das empresas que atuam no estado.
“Nossa meta é identificar a demanda do mercado e, em parceria com as instituições de ensino, garantir a formação de profissionais qualificados para o setor de mineração e energias renováveis,” afirmou Bruno Casanova, superintendente da Sumer.
A Seplan reforça que a qualificação profissional é o caminho para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade do Piauí, e a implementação desses cursos é um investimento estratégico para o futuro do estado.
Fonte: Ccom