Meio Ambiente - 26/11/2024 - 11:30

Novo Plano Estadual dos Recursos Hídricos aprova a navegabilidade do Rio Parnaíba

O estudo de atualização foi realizado pelo Consórcio de Empresas - TPF e YIBl, com o apoio dos órgãos do estado



Foto: Semarh

O novo Plano Estadual dos Recursos Hídricos do Piauí (PERH-PI) foi apresentado nesta terça-feira (26), em reunião do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos. A atualização tem foco na revitalização de rios e conservação de nascentes em convergência com o projeto de navegabilidade do Rio Parnaíba, importante nos aspectos socioeconômico e ambiental para o desenvolvimento do estado.

A atualização do PERH-PI é um dos compromissos de gestão do Governo, coordenados pela Semarh, que possibilitará avanços em projetos importantes, como a integração do sul ao norte do Estado, por meio da hidrovia do Rio Parnaíba, englobando os aspectos ambiental, econômico e sustentável.

O último PERH-PI foi criado em 2010 e permitiu avanços significativos na gestão dos recursos hídricos do Piauí. Agora, passa por atualização para que esse desenvolvimento siga evoluindo. O estudo de atualização foi realizado pelo Consórcio de Empresas - TPF e YIBl, com o apoio dos órgãos do estado.

Durante o encontro, foram debatidos com os conselheiros e a sociedade todos os pontos que envolvem a construção do plano. O secretário Daniel Oliveira destacou que o transporte hidroviário é o transporte mais sustentável, econômico e com o frete mais barato. “Isso tornará o Piauí mais competitivo, atraindo mais investimentos e gerando empregos e renda”, completou o gestor.

Em um dos pontos, o estudo apresentou
que custo menores de transporte pela Hidrovia do Parnaíba reduzirão o custo de produção no estado do Piauí, que permitirá uma maior lucratividade e competitividade comercial com outros estados da federacão.

O secretário ainda acrescentou que para a captação de recursos e a viabilidade destes projetos é essencial que haja a atualização do Plano. “Este Plano é fundamental para gerarmos emprego com sustentabilidade ambiental. Compromisso do governador Rafael e de todo Governo”, frisou.

Por fim, os conselheiros debateram metas e propostas para 2025, a serem demandas pelo Conselho em conjunto com a Semarh, dentre elas aplicar a regularização e a fiscalização de 50% das 36 barragens do estado.


Fonte: Semarh