SAF entrega primeiros alevinos de 2026 a agricultores de quatro municípios do Piauí
A ação é voltada a agricultores familiares de regiões com potencial para o cultivo de peixes.
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou nessa sexta-feira (9) a entrega de 200 mil alevinos a agricultores familiares do Piauí. Foram entregues alevinos da espécie tambatinga para produtores dos municípios de Arraial, Demerval Lobão, Santa Cruz dos Milagres e Barras.
De acordo com o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, a distribuição ocorre em diferentes períodos ao longo do ano e representa um importante avanço para o fortalecimento da piscicultura.

“Essa distribuição começa em janeiro e se estende até mais ou menos maio ou junho, e depois inicia novamente em outubro. É uma ação importante porque vai gerar renda para o pequeno agricultor por meio da produção de peixe. Estamos distribuindo alevinos da espécie tambatinga, que é a mais utilizada pela agricultura familiar no estado”, destacou o superintendente.

A ação é voltada a agricultores familiares de regiões com potencial para o cultivo de peixes. A SAF conta com a unidade de reprodução de alevinos localizada em Nazária, responsável por abastecer produtores de todo o estado. Anualmente, são distribuídos entre um milhão e meio e dois milhões de alevinos. Em 2025, a meta foi superada, com a entrega de cerca de dois milhões e meio de alevinos para quase 100 municípios piauienses.
O secretário de agricultura do município de Demerval Lobão, Antônio José, relatou como o projeto vem beneficiando os piscicultores da região. “É um projeto que vai beneficiar o homem do campo, para que possa gerar emprego e renda. Com certeza, é uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Chega em boa hora, em um momento muito oportuno, para que a agricultura do nosso município de Demerval Lobão possa avançar ainda mais”, afirmou o gestor.

O engenheiro de pesca da SAF, que atua na Estação de Nazária, Lucas Bezerra, explica que a espécie tambatinga, entregue aos agricultores, é adaptada para a criação em reservatórios de água como os utilizados pela agricultura familiar.
“São alevinos da espécie tambatinga, adequada para comunidades e para os pequenos produtores. Essa entrega extremamente importante para que eles possam dar início à produção. Com esse apoio, os produtores se sentem mais estimulados a produzir e a melhorar cada vez mais sua produção ao longo do tempo”, relatou o engenheiro.

Fonte: Ccom


