Teresina contará com uma Coordenadoria Especial de Trabalho e Emprego
A qualificação profissional dos trabalhadores será executada em parceria com a Fundação Wall Ferraz
Após aprovação na Câmara Municipal de Vereadores de Teresina, será criada na capital a Coordenadoria Especial de Trabalho e Emprego (Coeste). O órgão, que será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), tem por objetivo promover as relações de trabalho e a geração de emprego e renda na capital.
Para o secretário da Semdec, Marcelo Eulálio, a Coeste tem um papel que vai além de facilitar a colocação de pessoas no mercado de trabalho. “Vamos estabelecer um link direto com as empresas, buscando informações de quais profissionais estão sendo mais demandados e qualificar essas pessoas que estão fora do mercado de trabalho já com um direcionamento para essas vagas”, pontua o secretário.
A coordenadoria deve contar, a princípio, em sua estrutura organizacional com coordenador, atendente geral, estagiários, psicólogo e setor de capacitação empreendedora e profissional.
A qualificação profissional dos trabalhadores será executada em parceria com a Fundação Wall Ferraz (FWF), através de cursos, minicursos, palestras, oficinas, laboratórios, seminários, conferências e demais atividades que tenham como objeto a formação inicial continuada e profissionalizante.
No local, o trabalhador também receberá informações e orientações sobre o perfil profissional exigido pelas empresas; a importância da postura profissional; a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo; os meios existentes para busca de emprego; ou mesmo orientações sobre como elaborar um currículo ou se portar em uma entrevista.
Ainda, segundo o secretário, além da Fundação Wall Ferraz, também serão realizadas parcerias com outros órgãos. “Vamos fazer parcerias com diversos órgãos da prefeitura e inclusive a Secretaria da Mulher é um deles, pois pretendemos realizar ações específicas para o público feminino, além de parcerias com outras entidades que não pertencem ao município, como o Sistema S”, esclarece.
O serviço, de caráter público e gratuito, capaz de promover a melhor organização possível do mercado de emprego ou até mesmo a recolocação no mercado de trabalho, deve funcionar no prédio que também funciona a Fundação Wall Ferraz.
“No local, será realizada uma triagem de modo a dar um atendimento personalizado, tanto para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho e até mesmo para as pessoas que estão no mercado de trabalho e que demandam qualificação”, finaliza o gestor.