Uespi recebe a visita do cônsul dos EUA no Nordeste
O encontro na Reitoria visa novas parcerias internacionais
O representante do Consulado dos Estados Unidos no Nordeste, o Cônsul Jeffrey Lodermeier, fez uma visita, na sexta-feira (22), à Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e foi recebido pelo o vice-reitor Jesus Abreu. O objetivo do encontro foi estreitar as relações entre Piauí e EUA, entre Uespi e Consulado para futuras parcerias e intercâmbios.
O encontro foi promovido por um grupo de professoras da Universidade Federal do Piauí, que já tem uma parceria com o Consulado americano. Para a Professora Doutora Patrícia Lucas, coordenadora do Curso de Letras Estrangeiras da UFPI, além de promover o encontro, outra finalidade é abrir o diálogo para uma parceria entre a UFPI e a Uespi na promoção de cursos de língua estrangeira, como o inglês. A docente da UFPI explicou que essas parcerias trazem melhorias para quem faz o curso e também, de forma geral, para a Educação de todo o Estado.
A Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da Uespi também se fez presente. O coordenador Orlando Berti destacou que a Universidade tem mais de 30 parcerias com instituições de ensino em vários países. Além de aprender um idioma, o docente destacou a possibilidade do universitário ter uma vivência prática também na área que busca uma formação. A CRI tem como objetivo articular relações internacionais e promover acordos internacionais por meio de intercâmbios para a comunidade uespiana.
É a primeira vez que o Cônsul americano Jeffrey Lodermeier vem ao Piauí, mas explicou que as relações do Consulado com o Brasil são antigas e que começou pelo Nordeste, em Recife. Ele destacou que o Brasil tem uma parceria ativa e duradoura com os EUA, como por exemplo o programa de “Jovens Embaixadores”, que tem 20 anos de existência no nosso País. Na visita do cônsul à Uespi, estavam presente duas embaixadoras, que são estudantes piauienses. A Jovem Embaixadora do ano de 2021, Ana Maria Furtado; e a de 2022, Elizabete da Natividade Fernandes, que foi acompanhada dos pais, Dona Erislene da Natividade Rocha e seu Marcos Antônio Fernandes Ferreira. O Cônsul americano parabenizou os pais pela conquista da filha e também pontuou o empenho da jovem aluna piauiense para a conquista do título.
O vice-reitor destacou que a Uespi faz um trabalho sólido quanto ao ensino de línguas estrangeiras e citou o trabalho do Departamento de Línguas da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex), que abriu 686 vagas em 10 cursos de línguas (Espanhol, Inglês, Francês, Português e Libras) tanto para a comunidade interna, como também para a sociedade em geral. As inscrições são gratuitas e acontecerão de forma online para ambas comunidades. O vice-reitor também demonstrou o interesse da Uespi em fazer mais uma parceria visando intercâmbios para a comunidade interna e justificou que essa modalidade de parceria traz grandes resultados para quem participa, como também para a própria Universidade, que pode trocar conhecimentos e projetos visando um ensino ainda mais forte e competente.
Fonte: Uespi