Curso de Zootecnia promove projeto de extensão destinado a alunos do Ensino Médio
O curso está acontecendo de forma presencial, na Unidade Escolar Joel Ribeiro, no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina
O curso de Zootecnia da Uespi, no campus Poeta Torquato Neto, promove o Projeto de Extensão “Zootecnia 4.0: itinerários formativos aproximando a educação agrária do ensino superior com o ensino médio”, de forma presencial com alunos do 3° ano do Ensino Médio, na Unidade Escolar Joel Ribeiro, no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina.
O projeto é desenvolvido pelo professor e coordenador Francisco Cardozo, juntamente com a discente e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEU), Patricia Lima, do 5º bloco, responsável pela execução na escola, com auxílio de discentes voluntários da turma de Agronomia.
A ação tem como objetivo divulgar o curso e o profissional zootecnista para alunos do 3° ano do Ensino Médio, criando espaços com tempos de diálogo, rodas de conversa e apresentação de temas a respeito do curso de forma didática.
A professora do curso e colaboradora na ação, Dinara Silva, comenta que esse projeto é de suma importância para que haja uma maior divulgação do profissional da área. Segundo ela, difundir é apresentar à sociedade a importância desse profissional que tanto faz a diferença no agronegócio no Brasil e no Piauí.
“O Piauí tem como característica histórica ser um estado em que a pecuária se fez presente desde a sua colonização. Então, essa disciplina anda junto com o desenvolvimento do Piauí no sentido de criação agropecuária e de difusão de todo conhecimento da produção animal. Então, esse projeto é de suma importância para divulgar o curso, pois são nessas escolas agrícolas que muitos dos nossos alunos saem, então eles podem ter a continuidade seus estudos em um nível de graduação aqui na nossa Uespi, aqui em Teresina”, finaliza.
Para a aluna e bolsista Patrícia Lima, do 5º Bloco, muitos alunos do ensino médio desconhecem a profissão. Dessa forma, o graduando irá estimular sua participação como mobilizadores das potencialidades comunitárias, motivando a descoberta de novos futuros profissionais que darão continuidade ao que é proposto para a Ciência Zootécnica.
“De acordo com a comissão Nacional de Educação em Zootecnia, a divulgação do curso deve ser premissa básica de ações nas instituições de Ensino Superior e órgãos governamentais, com o objetivo de criar espaços para discussões e articulações com os diversos segmentos da sociedade. Assim, fortalecendo o crescimento e consolidação dessa área nas distintas regiões do Brasil”, encerra.
Os encontros acontecem semanalmente às segundas-feiras a partir de 10h20, na Unidade Escolar Joel Ribeiro. Para mais informações, os organizadores divulgam todas as ações em um perfil no Instagram @zootecniaemfoco_uespi e no site da disciplina.
Fonte: Uespi