Sesapi amplia leitos de UTI Covid-19 na rede hospitalar do estado
Ficou determinado a reabertura de 41 unidades de terapia intensiva para reforçar o atendimento
Atenta ao avanço das internações, em decorrência das complicações da covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ampliou a oferta de leitos de UTI na rede hospitalar estadual. Em reunião realizada, nesta quinta-feira (7), com secretário de Estado da Saúde Neris Júnior, o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade, Alderico Tavares, e com a diretora da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira, ficou determinado a reabertura de 41 unidades de terapia intensiva para reforçar o atendimento.
“Estamos sempre monitorando a situação da pandemia em nosso estado e preocupados com esse aumento de internações estamos disponibilizando 41 leitos de UTI, para casos haja necessidade de internação. A Sesapi faz uma avaliação permanente da evolução da doença e não vamos deixar faltar leitos para nossa população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.
Foram reabertos novos leitos de UTI na capital Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (10, com a possibilidade de ampliação de mais 10), Hospital Infantil Lucídio Portella (2), Maternidade Dona Evangelina Rosa (1) e Hospital da Polícia Militar (1).
Para o atendimento no interior do estado, foram ofertados em Floriano no Hospital Regional Tibério Nunes (10); na cidade Parnaíba, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (10), no município de Piripiri; no Hospital Regional Chagas Rodrigues (5); em Bom Jesus, no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (1); e na cidade de São Raimundo Nonato; no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (1).
No Boletim Epidemiológico da Sesapi de 6 de junho de 2022 estavam ocupados 176 leitos da rede de saúde do Piauí, sendo 134 leitos clínicos, 29 UTIs e 13 leitos de estabilização. As unidades de terapia intensiva com pacientes em UTIs estão nos hospitais: Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (10), Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (3), Hospital Regional Chagas Rodrigues (1), Hospital Regional Tibério Nunes (4) e Hospital Infantil Lucídio Portella (1). Estes na rede pública de saúde. Na rede particular, estão internados no Hospital São Marcos (4), HTI (3), Prontomed (2) e Hospital da Unimed (1).
Para evitar complicações da covid-19 e a necessidade de internações, o secretário faz um apelo à população do Piauí, que mantenha sua vacinação em dia. “Atualize sua carteira vacinal, tome sua dose de reforço e, assim, nos ajude a combater a covid-19”, lembra Neris Júnior.
Fonte: Sesapi