Covid-19 - 13/07/2022 - 10:03

Número de óbitos por covid-19 tem crescimento de 200% e Sesapi alerta sobre vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça a necessidade da vacinação para a prevenção de casos graves e mortes por covid-19



Sesapi Secretário da Saúde, Neris Júnior

Dados do Boletim Epidemiológico de Covid-19, da 27ª semana (3 a 9 de julho), trazem um alerta à população do Piauí, os números de óbitos pela doença apresentaram um crescimento de 200% nos últimos sete dias. Preocupada com esse aumento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça a necessidade da vacinação para a prevenção de casos graves e mortes por covid-19.

Segundo o documento, a média móvel de óbitos por covid-19 saltou de 1 na 26ª semana para 3 na 27ª. Os casos da doença também obtiveram um aumento de 18%, passando a média móvel de 338 para 477 nos últimos sete dias. Até o dia 9 de julho, foram confirmados 4.394 casos positivos de covid-19 e 30 mortes em decorrência da doença.

O índice de transmissibilidade do vírus também está em alta, passou de 1,19 para 1,54. As internações por covid-19 também estão em alta no estado. A ocupação dos leitos clínicos saiu de 104 para 147, as UTIs também estão com sua taxa de ocupação em crescimento, saltando de 17 para 36. O único dado que apresentou uma queda pequena foi a ocupação de leitos de estabilização, que saiu de 7 para 6 a taxa.

Para tentar frear o avanço da doença e suas complicações, a Sesapi pede para que a população piauiense complete o seu esquema de vacinação, com todas as doses necessárias já disponíveis para a sua faixa etária. “Nós pedimos ao povo do Piauí que procure os postos de saúde de seus municípios e tomem suas vacinas, e voltem para receber as suas doses de reforço e que também cumpram as medidas de prevenção da doença. A vacina é fundamental para evitarmos as complicações do vírus”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 

No Piauí, a vacinação contra a covid-19 está direcionada a toda população acima de 5 anos de idade. Para aqueles maiores de 12 anos, a vacina já está disponível também como reforço, que deve ser tomado 4 meses após a segunda dose e para os maiores de 18 anos a segunda dose de reforço também está liberada e deve ser aplicada também no prazo de 4 meses após a primeira dose de reforço.


Fonte: Sesapi