Trânsito - 13/07/2022 - 12:32

Piauí adere ao plano nacional para redução de acidentes e mortes no trânsito

O documento é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e tem como objetivo reduzir em 50% o número de mortes e acidentes no trânsito em todo o Brasil até 2030



CCom Assinatura do termo de compromisso para adesão ao Pnatrans

O Governo do Estado do Piauí assinou, nesta terça-feira (13), junto com várias entidades nacionais e estaduais, um termo de compromisso para adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O documento é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e tem como objetivo reduzir em 50% o número de mortes e acidentes no trânsito em todo o Brasil até 2030.

A solenidade de assinatura foi realizada no Palácio de Karnak e contou com a presença da governadora Regina Sousa, do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, além de representantes de diversos órgãos, prefeituras, entidades nacionais e estaduais que precisam contribuir para o alcance do objetivo.

Entre os participantes, estão, além da Senatran, o Conselho Estadual de Trânsito do Piauí, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Dnit, a Ordem dos Advogados (OAB), Sest/Senat, prefeituras municipais, Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e Infraestrutura, Associação Reabilitar, dentre outras.

“É importante, porque não vai ser só aquela semana de trânsito, mas um plano para ficar sendo executado o ano inteiro e a gente ficar sempre avaliando. Será algo permanente. Diferente de hoje, que acontece, às vezes, de um ano cair o número de acidentes, depois volta a subir. E o que a gente deseja é que caia sempre”, destacou a governadora Regina Sousa.

O secretário Frederico Carneiro afirmou que todas as Unidades da Federação estão assinando o acordo e que são 154 ações que serão executadas no Pnatrans, que passam por educação, segurança veicular, infraestrutura viária e atendimento às vítimas. “A ideia é engajar todos esses órgãos, Unidades da Federação, prefeituras e outras entidades para que possam atuar de forma integrada e coordenada para reduzirmos as mortes e acidentes até 2030”, disse o representante da Senatran.

Garcia Guedes, diretor do Detran-PI, frisou que é um desafio reduzir os números graves, mas acredita que será possível obter com a participação de todos os órgãos e entidades. “Esse plano é regulamentado por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (de número de 870)”, afirmou.

A Secretaria de Estado da Saúde já contribui com políticas de redução de acidentes de trânsito por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT). Segundo Amélia Costa, coordenadora do PVT, a adesão ao Pnatrans vai permitir integrar melhor as ações. “O PVT tem toda uma infraestrutura, tem 15 instituições atuando e a adesão do plano nacional vai melhorar ainda mais”, comentou.

Paulo Fernandes Nunes Moreno, superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, disse que cabe à PRF reforçar sua posição em colaborar e destacou a importância da educação de trânsito para redução dos acidentes. “A educação é a base estrutural para melhorar nossa sociedade”, afirmou.


Fonte: CCom