Média móvel de óbitos por covid-19 apresenta tendência de crescimento no Piauí
Os dados apontam que a média móvel de casos da doença passou de 477, na 27ª semana epidemiológica, para 511 nesta semana 28
Dados do último Boletim Epidemiológico, da Secretaria de Estado da Saúde, sobre os casos de covid-19 no Piauí, referentes à 28ª semana epidemiológica do ano de 2022 (10/07 a 16/07), apontam que o estado vem apresentando uma tendência de aumento na média móvel de novos casos e óbitos.
Os dados apontam que a média móvel de casos da doença passou de 477, na 27ª semana epidemiológica, para 511 nesta semana 28. A média móvel de óbitos também apresentou aumento de três para quatro na 28ª semana epidemiológica.
Os dados do boletim apontam ainda que na 28ª semana epidemiológica, o estado registrou 3.576 casos novos de covid-19 e 35 óbitos. A Semana registrou menos casos do que a semana epidemiológica 27, quando 4.394 novos casos foram notificados. No entanto, a semana 28 apresentou cinco óbitos a mais que a anterior.
Os números de novos casos e óbitos acendem o alerta para a importância da vacinação completa contra a covid-19, como coloca o secretário Néris Júnior. “A Secretaria de Estado da Saúde vem trabalhando junto aos nossos hospitais para a que a população continue recebendo assistência de qualidade, além de manter um contato constante com os municípios para buscar as melhores estratégias de enfrentamento da doença. No entanto, precisamos que a população continue fazendo sua parte buscando as vacinas até completarem seu esquema vacinal. Somente assim teremos uma maior proteção contra a covid-19 e o Estado voltará a apresentar redução de casos óbitos e ocupação hospitalar”, disse o secretário.
O índice de transmissibilidade da doença retornou para o mesmo valor da semana epidemiológica de número 26, registrando uma redução de 1,54 na semana 27 para 1,19 nesta 28ª semana. Ainda segundo o boletim epidemiológico, a ocupação de leitos clínicos do Estado apresentou uma leve redução, indo de 147 leitos ocupados para 139.
Os leitos de UTI e de estabilização, no entanto, apresentaram aumento nas suas ocupações em relação à semana epidemiológica número 27. Os 26 leitos de UTI ocupados na semana 27 passaram para um total de 50 leitos de UTI ocupados na semana 28, já os leitos de estabilização passaram de seis leitos ocupados para oito.
“Nós já estamos trabalhando para garantir que todos tenham acesso a leitos caso necessário. Medidas como abertura de mais leitos voltados para pacientes covid-19 e melhorias nas nossas unidades de saúde já vem sendo tomadas. Nossa área hospitalar está constantemente verificando nossos hospitais para garantir que eles estejam aptos a atender a demanda da população”, pontuou o secretário Néris Júnior.
Fonte: CCom