Piauí vai reabrir 30 leitos de UTI Covid
Os leitos serão divididos entre os hospitais de Teresina, Oeiras, Floriano, Parnaíba e Piripiri
O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, anuncia a reabertura de mais 30 leitos de UTI Covid no Piauí, divididos entre os hospitais de Teresina, Oeiras, Floriano, Parnaíba e Piripiri. Atualmente, estão em funcionamento nos hospitais do Estado 38 leitos para receber pacientes com a doença.
Com a reabertura desses leitos, vão totalizar 68 unidades de terapia intensiva, exclusivas para o tratamento de covid-19. A medida vem depois de uma solicitação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) por conta do aumento da taxa de ocupação dos leitos chegar a 89%.
Dos trinta leitos de UTI Covid que serão abertos, cinco deles serão no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina; cinco no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras; cinco leitos no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano; cinco no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba; cinco leitos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri e cinco no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.
Segundo o relatório diário de ocupação de leitos Covid-19, no Piauí, 198 leitos estão ocupados, sendo 141 leitos clínicos, 51 UTIs e 6 leitos de estabilização. Desse total, 90% dos leitos de UTI público estão com pacientes. Na capital, Teresina, 100% desses leitos estão ocupados. No interior do estado, a taxa de ocupação chega a 84% por conta do aumento de casos de Covid-19 no Piauí.
De acordo com o secretário de saúde, Neris Júnior, os casos mais graves da doença não podem ficar sem atendimento no Piauí. “As férias acabam provocando aglomerações e, consequentemente, é o momento de intensificar o uso de máscaras e também da vacinação de reforço para reduzir o risco da população ser internada por causa da doença”, afirma.
Fonte: Sesapi