Educação - 04/08/2022 - 11:14

Exemplos de protagonismo estudantil são compartilhados no Dia de Papear

As experiências de protagonismo dos estudantes piauienses nas áreas pedagógicas e recreativas foram compartilhadas no programa Dia de Papear, que faz parte do Projeto Estudar Pode Ser Leve



CCom Protagonismo dos estudantes piauienses

O estudante Jaciel quis mais voz na escola e ajudou a criar o grêmio estudantil. A Kévia decidiu auxiliar os colegas a aprender matemática. Já Rômulo chamou os amigos para montar uma biblioteca. Os três estudantes da rede pública estadual têm em comum a vontade de transformar o seu ambiente escolar.

As experiências de protagonismo dos estudantes piauienses nas áreas pedagógicas e recreativas foram compartilhadas no programa Dia de Papear, que faz parte do Projeto Estudar Pode Ser Leve. As ações são inseridas na programação das aulas remotas transmitidas pelo Canal Educação.

Mediada por Raquel Guedelha, psicóloga na Unidade de Gestão e Inspeção Escolar da Seduc, e pelo Francisco Jaciel Silva da Cruz, estudante da 3ª série do Ceti Professor Joca Vieira, o programa apresentou diferentes exemplos relacionados ao tema Os estudantes como atores da mudança no espaço escolar.

A psicóloga relatou a importância do estudante na vida escolar de forma ativa. “É importante que os estudantes tenham engajamento na escola para desenvolverem a autonomia e a capacidade de tomar decisões responsáveis. Eles podem contribuir na gestão democrática, como uma troca entre a direção e os alunos, a criação de projetos e a participação nos grêmios estudantis”, informou Raquel Guedelha.

Jaciel buscou o espaço de protagonismo em busca de representatividade na escola. “Já vivi situações em que minha opinião poderia mudar algo na escola e só aconteceu porque busquei ter voz. Muitos alunos têm ideias interessantes e que não são ouvidas, por isso, é importante ter este espaço de compartilhamento dos seus pensamentos. A direção (escolar) sempre busca ouvir e auxiliar os estudantes naquilo que precisamos, por exemplo, na sugestão das alimentações”, relatou.

Kelvia Jamile colabora no projeto de monitoria na disciplina de matemática para amenizar a dificuldade dos colegas na interpretação dos conceitos matemáticos.

A estudante do Ceti Raldir Cavalcante Bastos sentiu a necessidade de compartilhar os seus conhecimentos e com o apoio escolar auxilia os colegas no mundo dos números.

“No projeto temos as aulas regulares e, no segundo turno, aqueles alunos com maior conhecimento na matemática pesquisam os assuntos e repassam. É melhor quando aprendemos com o olhar de um colega que entende mais. Temos até um certo orgulho de compartilhar o que nós aprendemos. Até o entrosamento da turma melhorou e temos a cooperação para tirar a dúvida um com o outro e solucionamos os problemas”, disse orgulhosa.

A paixão pelos livros motivou o estudante, Rômulo Guilherme, a criar um espaço no Ceti Raldir Cavalcante para compartilhar suas leituras. Ele, ao lado dos colegas de turma, organizou uma biblioteca comunitária para estimular o acesso aos diferentes gêneros literários.

“Criamos a biblioteca com objetivo de despertar o interesse pela literatura, pois muitos não tinham acesso ao livro. A partir deste primeiro contato percebemos que eles foram criando maior interesse no universo das palavras. O projeto contou com o apoio do professor Ramon desde o início do ano e incentivamos a troca e as doações de livros para termos diversos gêneros literários disponíveis na biblioteca. O nosso próximo passo é criar uma roda de conversa para falar sobre nossas leituras”, projetou o estudante.

Outras experiências da colaboração entre a gestão escolar e a participação ativa dos estudantes foram compartilhadas durante a transmissão do Dia de Papear. O protagonismo dos jovens foi dividido nas apresentações musicais, área incentivada pela gestão do Ceti Lucinete Santana, localizado no município de Paulistana.


Fonte: CCom