Educação - 05/08/2022 - 11:06

Escola de Altos incentiva protagonismo de estudantes com empreendedorismo social

A atividade começou com a teoria em sala de aula e já iniciou as atividades práticas



Seduc Os alunos iniciam o processo de plantação

Dentro da perspectiva de empreendedorismo social, incentivado pelas disciplinas eletivas do novo Ensino Médio, os estudantes do CETI Rama Boa, de Altos, estão desenvolvendo atividade que incentiva a reutilização de materiais da escola e da comunidade para a construção de uma horta. A atividade começou com a teoria em sala de aula e já iniciou as atividades práticas.

Localizada na Rua Dom Pedro II, no bairro Batalhão, em Altos, o centro de educação integral atende 473 estudantes com oferta de Ensino Médio. Com o processo de implantação do novo Ensino Médio acontecendo em toda a rede, a escola já trabalha as novidades nas turmas de 1º ano.

“A escola tem trabalhado conforme o currículo. Um trabalho muito significativo, especialmente com os Itinerários Formativos, através das disciplinas de Seminário integrador, Projeto interdisciplinar, Projeto de Vida e eletivas. Sem dúvida, isso tudo tem contribuído no protagonismo juvenil de nossos alunos”, explicou a diretora da escola, Antônia Clemilda Almeida Costa.

A atividade, que pretende construir a horta da escola, faz parte da disciplina de componente eletivo Empreendedorismo, onde os alunos estão desenvolvendo o empreendedorismo social na prática. São ações e iniciativas de inovação dirigidas à solução de problemas sociais. O seu objetivo específico é impactar e transformar socialmente a comunidade.

De acordo com o professor que está à frente da atividade, John Kennedy, as discussões teóricas aconteceram ao longo do primeiro semestre e foi iniciada a prática e os alunos já estão construindo os canteiros com materiais reciclados da própria escola e outros locais, para após iniciar o processo de plantação.

“A ideia principal é ofertar legumes e hortaliças naturais para a comunidade escolar e algumas famílias carentes do bairro onde a escola está inserida. O empreendimento social pode gerar lucro, mesmo que não seja esse o seu objetivo. A finalidade de um negócio desse tipo é a geração de benefícios transformadores em larga escala, sem abrir mão do controle financeiro que garantirá a sustentabilidade do negócio”, explicou o educador.Escola de Altos incentiva protagonismo de estudantes com empreendedorismo social

Dentro da perspectiva de empreendedorismo social, incentivado pelas disciplinas eletivas do novo Ensino Médio, os estudantes do CETI Rama Boa, de Altos, estão desenvolvendo atividade que incentiva a reutilização de materiais da escola e da comunidade para a construção de uma horta. A atividade começou com a teoria em sala de aula e já iniciou as atividades práticas.

Localizada na Rua Dom Pedro II, no bairro Batalhão, em Altos, o centro de educação integral atende 473 estudantes com oferta de Ensino Médio. Com o processo de implantação do novo Ensino Médio acontecendo em toda a rede, a escola já trabalha as novidades nas turmas de 1º ano.

“A escola tem trabalhado conforme o currículo. Um trabalho muito significativo, especialmente com os Itinerários Formativos, através das disciplinas de Seminário integrador, Projeto interdisciplinar, Projeto de Vida e eletivas. Sem dúvida, isso tudo tem contribuído no protagonismo juvenil de nossos alunos”, explicou a diretora da escola, Antônia Clemilda Almeida Costa.

A atividade, que pretende construir a horta da escola, faz parte da disciplina de componente eletivo Empreendedorismo, onde os alunos estão desenvolvendo o empreendedorismo social na prática. São ações e iniciativas de inovação dirigidas à solução de problemas sociais. O seu objetivo específico é impactar e transformar socialmente a comunidade.

De acordo com o professor que está à frente da atividade, John Kennedy, as discussões teóricas aconteceram ao longo do primeiro semestre e foi iniciada a prática e os alunos já estão construindo os canteiros com materiais reciclados da própria escola e outros locais, para após iniciar o processo de plantação.

“A ideia principal é ofertar legumes e hortaliças naturais para a comunidade escolar e algumas famílias carentes do bairro onde a escola está inserida. O empreendimento social pode gerar lucro, mesmo que não seja esse o seu objetivo. A finalidade de um negócio desse tipo é a geração de benefícios transformadores em larga escala, sem abrir mão do controle financeiro que garantirá a sustentabilidade do negócio”, explicou o educador.


Fonte: Seduc