Educação - 18/08/2022 - 09:20

Semec conhece resultados de aprendizagem dos alunos durante a pandemia

Alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental participaram dos testes, mensurando o que aprenderam nas disciplinas de língua portuguesa e matemática



Semec Semec analiza resultados de aprendizagem dos alunos

Após o conturbado período pandêmico, quando as escolas tiveram que fechar as portas para proteger alunos e funcionários, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) avalia pela primeira vez os impactos educacionais em números. Nessa quarta-feira (17), o secretário Municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, e sua equipe de gestão analisaram os dados de proficiência disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados são referentes aos níveis de aprendizagem com base na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental participaram dos testes, mensurando o que aprenderam nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Quem apresentou foi a coordenadora de Alfabetização da Semec, Sarah Jane. Segundo ela, o decréscimo no resultado já era esperado em todo o contexto nacional, mas ainda sim Teresina permanece com números de destaque no cenário nacional.

“Seria estranho, após uma pandemia, escolas fechadas e todo o contexto de caos, obtermos resultados melhores ou iguais aos anos anteriores. Isso não aconteceu em nenhum lugar no país, e mesmo assim percebemos que a distorção não foi gigante. Nos anos finais, por exemplo, estamos acima da meta projetada pelo Inep, o que mostra como nossos alunos mantiveram o aprendizado adquirido”, explica Sarah.

Para o secretário Nouga, o resultado é satisfatório e dentro do planejado, visto que os alunos que participaram da avaliação estiveram por muito tempo distante da escola fisicamente.

“Fico feliz de estar à frente de uma rede de ensino que se manteve firme durante a pandemia. Ninguém no Brasil conseguiu alcançar a resposta adequada naquela época, era um ambiente desconhecido. Portanto, os números nos servem de base para os próximos passos, mas também mostram como a escola é importante nesse processo. Nossas estratégias funcionam bem, por isso vamos trabalhar na recuperação dos alunos que ficaram mais atrás, oferecendo condições para que possam aprender da melhor forma”, conclui o secretário.


Fonte: PMT