Batalhão de Policiamento Ambiental reforça segurança no Bioparque Zoobotânico
Com o espaço, a Polícia Militar ganha mais uma base moderna, que favorece o bom desempenho do trabalho dos policiais ao mesmo tempo que garante segurança para os visitantes do parque
O Bioparque Zoobotânico ganhou um reforço na segurança com a inauguração, nesta quarta-feira (24), da nova sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Com o espaço, a Polícia Militar ganha mais uma base moderna, que favorece o bom desempenho do trabalho dos policiais ao mesmo tempo que garante segurança para os visitantes do parque.
Durante a solenidade de inauguração, foram entregues duas motos, que se somam a três veículos e várias bicicletas que farão o patrulhamento do local com segurança 24h e atuação de 12 PMs diariamente. Desde a concessão do Parque Estadual Zoobotânico, por meio da Parceria Público-Privada (PPP), que está sendo transformado em bioparque, várias mudanças estão sendo implantadas para deixá-lo mais atrativo aos visitantes. Uma delas foi exatamente a reforma da sede do Batalhão, que já funcionava dentro do local e agora passou por melhorias.
Presente na inauguração, a governadora Regina Sousa elogiou o Zoobotânico, lembrando que desde a PPP o espaço ganhou muitas melhorias. “É visível que o parque está mais adequado para receber os visitantes. É uma forma de aumentar a sensação de segurança efetiva e a ampliação e modernização permite desenvolver melhor o trabalho”, comentou.
O comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, tenente-coronel Carlos Henrique Teixeira, disse que o batalhão está sediado desde o ano passado no bioparque e agora passa por reforma. “Hoje recebemos uma nova sede e vamos continuar com policiamento ostensivo e ação de presença que corrobora com sensação de segurança”, afirmou.
Norberto Campelo, do conselho gestor do parque, disse que o Zoobotânico foi reaberto em junho, após mais de dois anos fechado devido à pandemia, e tem recebido muitos visitantes. “Somos gratos pela presença da PM, pois é ela quem dá segurança plena aos visitantes do parque”, frisou.
O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, ressaltou que o Batalhão de Policiamento Ambiental precisa ser prestigiado pela importância que tem para a população. “É inclusive o batalhão campeão de realização de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, finalizou.
A solenidade contou ainda com a entrega de 28 diplomas de amigos do batalhão e dentre os homenageados estavam a governadora Regina Sousa e o coronel Scheiwann Lopes. A inauguração da nova sede marca o aniversário de 28 anos de criação do Batalhão de Polícia Ambiental que vem apresentando números expressivos, especialmente, nos últimos três anos de atuação. De acordo com o comando, neste período, a unidade atendeu 12.232 ocorrências; apreendeu 10.665 aves; resgatou 4.372 animais; realizou 3.085 comunicações de ocorrência policial (Cops); e lavrou 944 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) por crimes de menor potencial ofensivo.
Fonte: CCom