Internos do sistema prisional cultivam pomar no CSU do Parque Piauí
Cerca de dez internos participam da ação socioambiental
Reeducandos da Penitenciária Irmão Guido iniciaram os trabalhos de cultivo de um pomar orgânico no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. Cerca de dez internos participam da ação socioambiental.
O professor Antônio Cícero acompanha o trabalho dos internos desde a implantação da agrofloresta na própria unidade penal. No CSU, os reeducandos aplicarão os conhecimentos nas oficinas e cursos voltados para área sustentável.
“Estamos plantando um pomar sustentável, incluindo plantas nativas para preservação da ecologia local. Além de criar um microclima, queremos proporcionar um ambiente bonito e harmonioso sem uso de agrotóxicos e com conhecimentos voltados para a agricultura sustentável”, disse o professor.
O secretário da Justiça, Carlos Edilson, vê a ação com mais oportunidade de reinserção social de internos do sistema prisional. “Esse trabalho é de suma importância para a questão da ressocialização das pessoas privadas de liberdade. No local, temos internos do regime fechado atuando com a comunidade nesse cultivo. É mais um passo para reinserção social”, frisou o secretário Carlos Edilson.
O trabalho é realizado com o apoio do Grupo de Trabalho Interinstitucional Socioeducativo, que é coordenado pela Superintendência de Gestão de Riscos do Governo do Estado, que é a responsável pela avaliação de risco dos internos.
Fonte: CCom