Seplan debate os efeitos da pandemia sobre os rendimentos do trabalho no Piauí
As palestras da Sexta Programada já fazem parte do calendário de atividades da Seplan e têm como objetivo oportunizar espaços de debates e palestras para refletir sobre temáticas relacionadas à conjuntura econômica e social do Piauí
Com o tema: “Os efeitos da pandemia sobre os rendimentos do trabalho e o impacto do auxílio emergencial no Piauí”, a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) apresenta mais uma palestra na Sexta Programada, no dia 09, às 11h, no auditório da secretaria e, também, por meio de transmissão no Youtube.
O professor doutor de Ciências Econômicas da UFPI, Juliano Vargas, um dos expositores, fala do objetivo do encontro quando pretende compartilhar algumas impressões e dados que foram extraídos, junto à equipe da Cepro, sobre como a Covid-19 impactou no rendimento médio da população piauiense. “Vamos utilizar a questão do rendimento do trabalho como uma variável e associar como isso teve impacto a partir do auxílio emergencial que foi pago no período correspondente a novembro de 2020”, explicou.
Juliano acrescentou que também será dado um apanhado geral sobre o mercado de trabalho no Estado, no fim do ano passado. “A expectativa é muito positiva, com uma conclusão que possa servir para o desenvolvimento de políticas públicas em termos de melhoria dos rendimentos do trabalho no Estado e também que a gente possa continuar com um trabalho anterior, de trazer elementos para que se entenda melhor a dinâmica do mercado de trabalho no Piauí, envolvendo quesitos como rendimento médio, informalidade, subutilização da mão de obra e muitos outros”, finalizou.
A segunda expositora, Amanda Almeida, economista e ex-gerente da superintendência Cepro, vai divulgar a metodologia utilizada para chegar aos dados apresentados no trabalho. “A modelagem dos microdados extraídos da PNAD/Covid-19 do IBGE foi realizada utilizando software R- em conformidade com a documentação disponibilizada pelo IBGE em seu site – além do pacote COVIDIBGE”, ressaltou.
De acordo com Amanda, a partir disso, foi possível calcular os indicadores como renda média domiciliar do trabalho, renda média domiciliar efetiva total, renda média domiciliar de outras fontes, para o Piauí. “A expectativa é de que essa apresentação possa contribuir para a melhor compreensão do trabalho que traz informações tão relevantes a respeito do mercado de trabalho do Estado do Piauí durante a pandemia da Covid-19”, concluiu.
O link de acesso será disponibilizado pelas redes sociais na data do evento. As palestras da Sexta Programada já fazem parte do calendário de atividades da Seplan e têm como objetivo oportunizar espaços de debates e palestras para refletir sobre temáticas relacionadas à conjuntura econômica e social do Piauí, envolvendo a participação de gestores, pesquisadores e sociedade em geral.
Fonte: CCom