Seduc realiza seminário de aprendizagem para professores da rede pública
O evento será híbrido, das 8h30 às 13h30, com vagas limitadas para participação presencial
O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação, é parceiro do Instituto Ubíqua e da Brucke Le Pont, da Suíça, na realização do 1º Seminário de Aprendizagem Ubíqua (SAU), que acontecerá na próxima sexta-feira (1º), no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), localizado no Centro Administrativo, em Teresina.
O evento será híbrido, das 8h30 às 13h30, com vagas limitadas para participação presencial. As inscrições vão até 30 novembro no endereço ubiqua.org.br/sau e serão gratuitas para professores da Rede Estadual de Educação.
Para participação telepresencial - Professores da Rede Pública de Ensino poderão participar por meio do Canal Educação do Governo do Estado/SEDUC, demais interessados podem participar pelo Zoom Meet do Instituto Ubíqua.
O Seminário de Aprendizagem Ubíqua é um evento para reflexão sobre a aprendizagem ubíqua na educação formal e apresentação da metodologia dos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua e da plataforma Educar Nestante, adotados em escolas públicas do Semiárido piauiense. O objetivo é promover uma discussão ampliada, com a participação de diferentes atores, para a construção e aprofundamento dos conhecimentos sobre aprendizagem ubíqua e sua apropriação na educação formal.
Com o tema a “A aprendizagem ubíqua na educação formal”, o Seminário contará com a palestra da professora do Istituto de Mídia e Indústrias Criativas da Universidade de Loughborough, em Londres (Inglaterra), Ana Cristina Suzina sobre “que ser humano emerge das mídias digitais” e ainda duas mesas redondas com estudiosos da área e também com profissionais da Rede Estadual.
Confira a Programação:
8h30 – Solenidade de abertura
9h – Palestra: “Que ser humano emerge das mídias sociais digitais?” Com: Ana Cristina Suzina (professora do Instituto de Mídia e Indústrias Criativas da Universidade de Loughborough, em Londres, Inglaterra).
10h00 – Mesa-redonda: Aprendizagem Ubíqua, conceitos e práticas. O exemplo do educar Nestante. Com: Graciele Barroso (professora e coordenadora Pedagógica do projeto Educar Nestante), Jessé Barbosa (presidente do Instituto Ubíqua) e Fábio Medeiros (professor da Rede Pública Estadual e membro da Equipe do Educar Nestante).
11h30 – Mesa de debate: A aprendizagem Ubíqua na educação formal. Com: Nádia Cataryna Nogueira e Silva (Gestora da Coordenação de Tecnologia Educacional (CTE) do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD/UFPI), Mazé Mendes (Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem – Seduc), Geórgia Cruz (Professora da Universidade Federal do Ceará e do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia – LabGrim) e Viviane Holanda (Diretora da Unidade de Mediação Tecnológica – Canal Educação – Piauí – da Seduc)
Fonte: CCom