Piauí vence Prêmio Espírito Público com programa Alfabetização na Idade Certa
O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org
A coroação de um trabalho que tem transformado a Educação do Piauí, no qual todos e todas andam de mãos dadas pela Alfabetização. O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPaic) saiu vencedor no eixo setorial Educação da 5ª edição da premiação voltada para a valorização e o reconhecimento de trajetórias de profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade.
A premiação aconteceu na quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, e teve como representantes piauienses a coordenadora do programa, Gabriela Oliveira; a coordenadora do eixo de comunicação e engajamento, Jeany Rodrigues; e a coordenadora do eixo de cooperação, articulação e incentivos, Inayra de Sousa.
O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org.
Gabriela Oliveira celebrou o reconhecimento do Piauí e o projeto de transformação da educação. “O Piauí abraçou o compromisso pela alfabetização de crianças na idade certa e esse propósito foi reconhecido pela maior premiação do serviço público brasileiro. Recebemos o resultado do Prêmio Espírito Público 2022 com muita alegria e com a clareza que estamos no caminho certo. É muita emoção trazer essa conquista para a educação piauiense”, comemorou.
Lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em maio de 2021, o programa foi construído para garantir as condições necessárias para todas as crianças piauienses chegarem ao final do 2º ano do ensino Fundamental alfabetizadas. A idade adequada na alfabetização torna a criança capaz de ter o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.
Jeany Rodrigues destacou o trabalho produzido a muitas mãos que culmina nesta premiação. “O Prêmio é um reconhecimento de todos que fazem a educação pública do Piauí. O PPaic é construído diariamente pelas equipes do programa, pelas lideranças educacionais, pelos gestores escolares e, sobretudo, pelos professores. A vitória na premiação reforça o protagonismo do PPaic na consolidação de um compromisso social pela alfabetização das crianças piauienses na idade certa”, enfatizou.
O programa prevê superar o problema histórico, no qual muitas crianças brasileiras concluem o ciclo destinado à sua alfabetização sem estarem plenamente alfabetizadas. Em 2022, o PPaic contemplou 156.140 matrículas e 10.449 professores da pré-escola, do 1º e 2º anos do ensino Fundamental. Em decorrência dos impactos da pandemia da covid-19, o programa apoiou ainda o 3º ano do ensino Fundamental das redes públicas na perspectiva da recomposição das aprendizagens do ciclo de alfabetização. Dessa forma, 39.974 alunos e 4.405 professores do 3º ano foram atendidos com o material pedagógico próprio, além da formação para o seu uso.
A iniciativa é realizada em regime de colaboração com adesão dos 224 municípios piauienses, além das parcerias com a Fundação Lemann, o Instituto Natura e a Associação Bem Comum. O trabalho em regime de colaboração com os municípios visa garantir o fortalecimento da gestão, o fornecimento de material complementar, o incentivo às escolas, a avaliação dos estudantes e a formação de gestores e professores.
Fonte: CCom