Saúde Mental - 30/01/2023 - 17:49

Equipe da Semam participa de ação sobre a saúde mental

A ação uniu aspectos lúdicos, mas também objetivos



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) abriu o calendário de atividades internas de 2023 aderindo à campanha Janeiro Branco, que este ano tem como tema “A Vida Pede Equilíbrio”.

Por meio de uma iniciativa da Gerência de Planejamento e Projetos (GPP) da Semam, foi realizada uma ação que uniu aspectos lúdicos, mas também objetivos.

Os funcionários foram convidados a ir ao trabalho vestindo uma peça branca. Receberam um kit que continha um chocolate, uma frase motivacional, um balão branco vazio e um folheto listando os Centros de Atenção Psicossociais (CAPs), da capital.

Sob árvores do Parque da Cidade, local em que fica a sede da Semam, o time reuniu-se para ouvir o secretário Luis André, a diretora da GPP, Shelyda Raiane, a gerente do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Naisis Castelo Branco, e o analista ambiental Anderson Costa, integrante da GPP para uma roda de conversa.

“Todos temos nossas dificuldades do dia a dia, que incluem a vida no trabalho e também fora dele. Por isso, é importante saber que aqui, um lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo, temos a liberdade de falar e ser ouvidos”, disse o secretário Luis André.

Em um segundo momento, o psicólogo convidado Pablo Leão, falou sobre aspectos da saúde mental. A equipe participou de uma gincana que consiste em encher os balões brancos, escrever ou desenhar neles o que desejassem e os colocarem em uma instalação chamada Árvore do Cuidado. A ideia é repetir o projeto mensalmente, seguindo o calendário das campanhas de conscientização, e agregar às ações campanhas próprias que abranjam também o meio ambiente, a educação ambiental e a sustentabilidade.

Janeiro Branco

A campanha criada por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, em 2014, tem como propósito chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas, pressupondo que uma humanidade mais saudável significa respeitar a condição psicológica de todos.

O mês - o primeiro do ano - foi escolhido, pois é nele que geralmente as pessoas estão mais focados em novas metas e resoluções, as populares promessas de ano novo.