Pomadas para modelar e trançar cabelos não devem ser usadas: medida é preventiva
Decisão é válida enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular
Todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Anvisa. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.
Mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados neste momento.
O consumidor que fez uso recente, deve lavar os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância. Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
Já os profissionais, salões e comércio em geral não devem usar, comercializar esses produtos em nenhum cliente. O manuseio do produto também pode trazer risco para aqueles que fazem a aplicação. A orientação aos comerciantes é que não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
A orientação dada aos profissionais de saúde é ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço.
A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) determinou que será retirado o efeito suspensivo dos eventuais recursos administrativos que forem interpostos em face da Resolução - RE n. 475, de 9 de fevereiro de 2023.