Mobilidade Urbana - 12/03/2023 - 10:35

Governador anuncia expansão do Metrô de Teresina e estudos para intermodal que liga todo o Piauí

A linha de metrô da zona Sudeste da capital será expandida em dois quilômetros, atendendo a cerca de 5.000 pessoas ao dia



O governador Rafael Fonteles anunciou, nesse sábado (11), que o Metrô de Teresina passará por expansão e requalificação como forma de melhorar o transporte público na capital. O anúncio foi feito durante reunião com o presidente da Companhia Ferroviária do Piauí, José Augusto Nunes.

A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) será responsável por essa requalificação. Foi autorizado, nesse sábado, outro projeto, desta vez para a expansão em dois quilômetros da linha férrea na região Sudeste de Teresina. Estudos serão realizados com o propósito de expandir o metrô também para as regiões Norte e Sul da capital.

O governador anunciou, ainda, que até o mês de abril será lançada licitação para realização de estudos para o intermodal do Vale do Parnaíba – como tem sido chamado pela gestão –, que envolve o Porto de Luís Correia e a ferrovia que liga Teresina ao litoral do estado, além da hidrovia que liga a capital ao Cerrado piauiense. “Após a realização desses estudos, iremos fazer a concessão ou uma Parceria Público‐Privada (PPP) para esse intermodal, que será operado pela iniciativa privada”, disse.

Rafael Fonteles destacou que, com esses investimentos, serão notáveis as melhorias no transporte urbano de Teresina. Segundo ele, isso dá início à meta de ligar a região Sul do Piauí, o Cerrado piauiense, ao litoral. “Com essa ligação, faremos com que a nossa grande riqueza, a produção de grãos, seja exportada por meio do Porto de Luís Correia, que será realidade dentro de alguns anos”, frisou o governador.

O presidente da Companhia Ferroviária do Piauí afirmou que a ampliação do metrô irá marcar a gestão do governador Rafael Fonteles. “Iremos entregar a Teresina mais dois quilômetros de linha férrea, beneficiando cerca de 5.000 pessoas por dia, levando da zona Sudeste ao Centro de Teresina, o que irá encurtar distâncias e fortalecer o comércio”, destacou José Augusto Nunes.


Fonte: CCom