Governo Federal quer garantir alimentação saudável a 40 milhões de estudantes
A parceria prevê ações que vão priorizar e ampliar a aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
O Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Saúde assinaram acordo de cooperação técnica visando garantir que 40 milhões de estudantes da rede pública de ensino se alimentem de forma mais saudável. A parceria prevê ações que vão priorizar e ampliar a aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
De acordo com a legislação, atualmente, no mínimo 30% dos recursos repassados ao programa devem ser utilizados na compra direta de produtos da agricultura familiar. O objetivo do acordo é ampliar essa porcentagem.
Entre as ações ajustadas estão a implementação de ações educativas sobre alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida no currículo escolar; a oferta de assistência técnica e extensão rural especializada para os agricultores familiares; hortas pedagógicas nas escolas públicas; direcionamento dos alimentos para as escolas nas regiões com maiores índices de insegurança alimentar e nutricional.
O resultado é mais saúde e nutrição. Investir na qualidade da alimentação escolar é investir na qualidade de vida de milhões de crianças e adolescentes.
Fonte: Governo Federal