HGV realiza captação múltiplas de órgãos e faz transplante nesta sexta (9)
A equipe de captação do Hospital Getúlio Vargas possui três cirurgiões captadores de múltiplos órgãos, seis enfermeiros perfusionista de órgãos para transplante, atuando 24 horas
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nessa quinta-feira (8), mais uma captação de múltiplos órgãos. A unidade de saúde possui a única equipe credenciada do Piauí para captação e perfusão de órgãos. Foram captados fígado, rins e córneas do paciente.
O fígado foi ofertado para a Central Nacional de Transplante, onde foi aceito e encaminhado para Brasília, já os rins foram transplantados no próprio HGV, na manhã desta sexta-feira (9). As córneas também serão transplantadas no hospital após a seleção dos pacientes.
“É um momento muito especial, já que um doador vai favorecer cinco receptadores” diz a diretora Nirvania Carvalho.
A equipe de captação do Hospital Getúlio Vargas possui três cirurgiões captadores de múltiplos órgãos, seis enfermeiros perfusionista de órgãos para transplante, atuando 24 horas.
“O HGV mostra o seu potencial e aqui quero agradecer toda a equipe que participou dessa captação”, afirmou o superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campelo.
O secretário da Saúde, Antonio Luiz, ressaltou a qualidade dos serviços oferecidos pelo HGV e chama a atenção da população para que seja doadora. “Um único doador dará a cinco pessoas a oportunidade de uma nova vida. O HGV cumpre o seu papel de hospital de alta complexidade e funcionando plenamente”, declarou.
Para ser doador de órgãos e tecidos basta avisar aos familiares da sua vontade de ser doador.