Seid celebra 20 anos de inclusão no Piauí
As ações desenvolvidas pela Secretaria priorizam serviços e projetos para as pessoas com deficiência em todo o estado
A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) está completando 20 anos de existência, nesta sexta-feira (9). O Dia 9 de junho também é marcado pela celebração do Dia Estadual da Pessoa com Deficiência no Piauí.
A Seid é um órgão da administração pública direta, referenciado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), responsável pela proposição, articulação, monitoramento e execução de políticas públicas estaduais voltadas à inclusão da pessoa com deficiência, tendo como eixo de ação a defesa de direitos e a promoção da cidadania.
O órgão foi criado pela Lei n° 028/2003, como Coordenadoria, e foi transformada em Secretaria pela Lei n° 117/2008. Desde então, as ações desenvolvidas pela Seid priorizam a inclusão das pessoas com deficiência por meio das áreas da: saúde (prevenção e reabilitação); educação; acessibilidade; garantia dos direitos; controle social; qualificação profissional; inserção no mercado de trabalho e assistência social.
Em junho de 2018, foi inaugura a sede própria do órgão, consolidando a política de inclusão da pessoa com deficiência no Piauí, ampliando os serviços e oferecendo mais conforto e qualidade no atendimento da população do estado.
De acordo com o secretário Mauro Eduardo, tudo começou em 2003, em uma sala na sede da Secretaria da Educação. “A criação da Seid foi um marco divisor na vida das pessoas com deficiência do Piauí, pois vem transformando a vida de milhares de cidadãos com políticas públicas afirmativas voltadas para inclusão, seja na área da saúde, da educação, da acessibilidade, entre outras”, destaca.
“Na área da saúde podemos citar, por exemplo, a criação da Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias, com três Centros de Alta Complexidade e, em breve, vamos construir mais um no município de Picos, além das mais de 50 clínicas de fisioterapia distribuídas em todas as regiões do estado. Estamos ainda ampliando e descentralizado a política de inclusão educacional, na qual, inclusive, será implantado em breve o Centro Integrado de Educação Especial de Picos, que já existe em Teresina”, acrescenta.
Entre os principais serviços oferecidos pela Seid estão: emissão de Carteira de Identificação do Autista; Passe Livre Intermunicipal; Passe Livre Cultura e Carteira de Identidade Digital para Pessoas com Deficiência. Todos esses serviços são oferecidos de forma gratuita para a população.
Principais projetos desenvolvidos:
Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias, Programa Passo à Frente, Centros de Educação Especial, Piauí Praia Acessível, Centros de Equoterapia, Projeto Vidas Sobre Rodas, Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo, Fóruns Regionais de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Implantação de Academias Acessíveis, Projeto Piauí Inclusivo, Cidade Inclusiva, Projeto Viver, entre outros.
Fonte: CCom