Seduc realiza busca ativa para que jovens e adultos voltem à escola
Com o apoio das Gerências Regionais de Educação (GREs), a mobilização tem início nesta quarta-feira (14) e segue até o dia 22 de junho em todo o estado
O Governo do Piauí tem investido em programas que impactam no recuo do índice de analfabetismo. Uma das ações é a busca ativa para aumentar o número de pessoas matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Gestores regionais, diretores, coordenadores e professores estão sendo orientados na busca ativa destes alunos.
Para intensificar essas ações, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza o lançamento do “DIA D EJA”, nesta quarta-feira (14), a partir de 8h30, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professora Maria Rodrigues das Mercedes. O evento visa atrair jovens, adolescentes e idosos de volta à escola.
Na oportunidade, será lançado também o documento com as Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos do Piauí. Elaborado pela Seduc, o documento é um plano estratégico que tem o objetivo de manter os estudantes matriculados na rede estadual de Educação.
Com o apoio das Gerências Regionais de Educação (GREs), a mobilização segue até o dia 22 de junho em todo o estado, tendo como meta alcançar os estudantes que iniciaram o seu ciclo de alfabetização em anos anteriores e que necessitam continuar as formações nas etapas do ensino Fundamental e em outras modalidades.
O plano estratégico de busca ativa permitirá localizar os estudantes que não deram seguimento à alfabetização, identificar as dificuldades no acesso às escolas e propor soluções para efetivar a matrícula dos potenciais estudantes.
Para isso, as equipes técnicas organizam ações em espaços públicos, feiras, reuniões comunitárias e utilizam os meios digitais com o envio de mensagens por canais de diálogo, como o WhatsApp e ligação. As equipes também irão de casa em casa, além de usar carros de som, no intuito de facilitar o entendimento da população sobre a importância de retomar os estudos, independentemente da idade, e como a EJA é fundamental neste processo.