Cirurgia - 25/06/2023 - 11:02

Mutirões do Hospital Infantil já beneficiaram 901 pacientes este ano

Para a realização dos mutirões, o Hospital Infantil mantém duas salas de cirurgias funcionando aos finais de semana



Os mutirões de cirurgias nos hospitais do estado estão acontecendo de Norte a Sul. Em Teresina, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) e o Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) estão em ritmo acelerado de mutirões, principalmente, aos finais de semana.

Só no Hospital Infantil, referência no atendimento de crianças e adolescentes no Piauí, já foram beneficiados 901 pacientes nos mutirões realizados em 2023, contribuindo para a diminuição da fila de espera.

“Nosso objetivo é zerar as filas de espera e garantir atendimento médico adequado, com as equipes de profissionais que têm unido forças para realizar as cirurgias em crianças e adolescentes que aguardam ansiosamente por uma solução para seus problemas de saúde”, informa o diretor do HILP, Ribamar Bandeira.

Segundo o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, os procedimentos cirúrgicos acontecem em diferentes especialidades médicas. “Nossos cirurgiões são altamente especializados para realizar uma série de procedimentos cirúrgicos em um curto período de tempo, otimizando recursos e oferecendo tratamento adequado a um número significativo de crianças”, afirma o gestor.

Para a realização dos mutirões, o Hospital Infantil mantém duas salas de cirurgias funcionando aos finais de semana.

“Os pacientes que passam pelos procedimentos possuem problemas de baixa e média complexidade, o que permite o atendimento em nível ambulatorial e não precisam ficar internados após as cirurgias, ficam apenas algumas horas no hospital, em observação, recebendo alta no mesmo dia", informa o cirurgião pediátrico Ubiratan Martins.

Para o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, os mutirões aceleram a fila e levam mais qualidade de vida às crianças. “Com esta iniciativa, o Hospital Infantil Lucídio Portella está ajudando a restabelecer a qualidade de vida dessas crianças em menor tempo, além de permitir também que as cirurgias de alta complexidade, que exigem internação, possam ser realizadas em prazos menores”, afirma.

Além da realização das cirurgias, os mutirões também são uma oportunidade para promover a conscientização sobre a importância da saúde infantil e a necessidade de acesso rápido aos cuidados médicos. Por meio de campanhas educativas e informativas, as famílias são orientadas sobre os cuidados pré e pós-operatórios, além de receberem informações sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde de seus filhos.


Fonte: Sesapi